NOTÍCIAS

Instalações do projeto da UCDB “Arte Transforma” abrem 17ª Semana Nacional de Museus

15 de Maio de 2019 07:00

Sete instalações artísticas produzidas pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) marcaram a abertura da 17ª Semana Nacional de Museus, realizada, na noite desta terça-feira (14), na Plataforma Cultural da Esplanada Ferroviária, em Campo Grande. O evento é realizado simultaneamente em todo Brasil pelo Instituto Brasileiro de Museu (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 deste mês.

Em Mato Grosso do Sul, a iniciativa é promovida com a parceria do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura, e pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), da Prefeitura de Campo Grande. As exposições da Católica que estiveram presentes na abertura do evento, integram o projeto “Arte transforma” desenvolvido pela Área de Cultura e Arte da UCDB e envolveram o público com a proposta de gerar reflexão a respeito da preservação do meio ambiente.

“Todas as obras foram produzidas a partir do reaproveitamento de objetos que iriam ser jogados fora, além disso, elas trazem uma crítica ou geram algum tipo de incomodo em quem vê. O trabalho é uma forma de mandar uma mensagem ao público em relação a importância das questões ambientais e o cuidado com a natureza e também mostrar que a arte pode ser feita com qualquer tipo de material”, esclareceu o coordenador da Área de Cultura e Arte da UCDB, Me. Roberto Figueiredo.

Cinco das instalações presentes na mostra já tinham sido expostas no campus Tamandaré e são intituladas: “Telefone para passarinho”; “Árvore da não vida”; “Resistência”; “Cores” e “Bancos em movimento”. Além delas, o projeto apresentou ao público durante o evento duas exposições inéditas: “Floresta tem vida” e “Máscaras”.

Na data, o grupo Aves Pantaneiras da UCDB, também fez uma apresentação musical durante a solenidade de abertura que contou a presença do Reitor da Universidade Católica Dom Bosco, Pe. Ricardo Carlos, e de representantes do governo do Estado e da prefeitura de Campo Grande.

 

Museu das Culturas Dom Bosco traz programação diferenciada durante 17ª Semana Nacional de Museus

Dentre os museus de Campo Grande que participam do evento, está o Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB). Ações educativas, como exibição de vídeos e manuseio de réplicas, além de visitas mediadas serão oferecidas pelo espaço para o público até sábado (17), das 8h30 às 16h.  Nesse mesmo período, a Feira de artesanato indígena também é outra atração do museu quando serão expostas peças das etnias bororo, terena e kadiwéu, junto com produtos em madeira, fibras e cerâmica.

Além disso, nesta quarta-feira (15), às 8h, haverá uma palestra sobre “Etno iconografia”, ministrada pelo egresso da UCDB Neimar Kiga Bororo. No dia 18 (sábado), também das 8h às 16h30, o Museu das Culturas Dom Bosco vai estar aberto para a visitação gratuita.  Por fim, no dia 20 do mesmo mês (segunda-feira), o coordenador geral do MCDB e docente do curso de História da Católica, Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen, coordena, junto com a docente da Universidade de São Paulo (USP) Emília Mariko Kashimoto, a mesa-redonda “Um brinde ao museu”. O debate será realizado a partir das 19h, no Saideira Classic Bar — Rua Dom Aquino, nº2331.

O Museu das Culturas Dom Bosco fica no Parque das Nações Indígenas, localizado nos altos da Avenida Afonso Pena. Mais informações podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3903. A programação completa da Semana Nacional de Museus em Campo Grande pode ser conferida por meio do site do evento, basta clicar aqui.

MAIS NOTÍCIAS