NOTÍCIAS

Jornada de Ciências Biomédicas debate áreas de atuação profissionais

09 de Novembro de 2018 07:00

 

Com o tema “Areas de atuação do biomédico e o que as permeiam”, a II Jornada de Ciências Biomédicas da Universidade Católica Dom Bosco foi realizada nos dias 7 e 8, organizada pelos acadêmicos de Biomedicina, no anfiteatro do bloco A.

A palestra de abertura foi com o biomédico Fernando H. Miguel ministrando o tema “Residência multiprofissional e atuação do biomédico em saúde pública”. O palestrante falou principalmente da participação do biomédico em uma equipe multidisciplinar e do empoderamento da profissão, uma adaptação na área da saúde que está aumentando e é muito importante para melhorar o diagnóstico do paciente, além de sua experiência na residência multiprofissional em Campo Grande.

“Somos condicionados a colocar o médico em um pedestal e desvalorizar as outra áreas que são tão importantes quanto”, declarou Fernando. “Quem é um biomédico perto de um médico ‘de verdade’? Quem é um farmacêutico, ou um enfermeiro? São o que muitos realmente acreditam, sendo que não é assim: todo paciente é cuidado por uma equipe de profissionais de diferentes campos para o melhor atendimento possível”.

Ainda no primeiro dia de evento, mais duas palestras foram realizadas: “Biomedicina Estética”, com Alessandro Gazotto, e “Análises clínicas veterinária - diferenças e desafios”, com Helen Cristina de Souza.  No período vespertino, ocorreu o Café com Ciência, debatendo  “Superbactérias: Guerra Infinita”, uma discussão encabeçada pelos profissionais Otávio Franco, Alexandra Favacho e Ana Claudia Souza Rodrigues, além da exibição do filme “A Vida Imortal de Henrietta Lacks” e uma discussão sobre o mesmo com professora Dra. Susana Moreno.

Segundo dia

No dia 8, alguns dos temas abordados foram “Hematologia Forense na Perícia Criminal”, com Thiago Fujita, “A Reprodução Humana Assistida e o Biomédico”, ministrada por Tamires Correia Dutra, “Circulação Extracorpórea”, com Luana Marques de Carvalho, e “Gestão e Rotina de Trabalho em Laboratórios de Análises Clínicas”, com Humberto D. K. Freitas.

Quatro minicursos para os inscritos com os temas “Coleta de Materiais Biológicos”, “Neurociências”, “Terapia Combinada para Tratamento de Gordura Localizada e Lipodistrofia Ginoide” e “Leitura e Interpretação de Lâminas Hematológicas”.

 

Texto sob supervisão de Silvia Tada

 

MAIS NOTÍCIAS