NOTÍCIAS

Lei Geral de Proteção de Dados é apresentada aos colaboradores em Reunião de Sintonia

31 de Agosto de 2021 16:28

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nº 13.709, aprovada em agosto de 2018 e com vigência a desde agosto de 2020 foi apresentada nesta terça-feira (31) oficialmente para os colaboradores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). 

O colaborador Erasmo Ajala Sabale, novo encarregado de dados da Católica, explanou um pouco sobre a Lei. “Os princípios fundamentais são a finalidade, adequação, necessidade, livre acesso, qualidade dos dados, transparência, segurança, prevenção, não discriminação, responsabilização e prestação de contas. O ciclo de vida dos dados termina somente quando o acadêmico cola grau”, explicou.

Ele destacou ainda a respeito dos direitos dos titulares dos dados. “É necessária a autorização do acadêmico, o que tratamos no ato da matrícula. Trabalhamos com muitas informações acadêmicas e autorizadas por eles, por isso temos de ter muito zelo”, completa.

A UCDB iniciou várias ações para adequação a esta legislação, entre elas a criação de Comitê Gestor de Segurança da Informação. Em breve ele deve estar visitando alguns setores para mais esclarecimentos. 

 

MAIS NOTÍCIAS