NOTÍCIAS

Liga Acadêmica de Pequenos Animais é criada por alunos da UCDB para difundir conhecimentos sobre a área

21 de Maio de 2020 09:00

Alunos de Medicina Veterinária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) criaram, neste ano, a Liga Acadêmica de Pequenos Animais, um grupo voltado para difundir conhecimentos sobre a área e aproximar os acadêmicos do mercado de trabalho. “A área de pequenos animais é um dos grandes campos de atuação existentes na profissão que escolhemos e, atualmente, percebemos que a exigência profissional é muito grande pelo fato de a medicina veterinária ter atingido o nível da medicina humana, ou seja, existem os clínicos gerais, mas há profissionais especializados como oncologistas, oftalmologistas e neurologistas, por exemplo, e temos que nos preparar para ingressar nessa realidade de mercado”, esclareceu Guilherme Ribeiro Capibaribe Barbosa, acadêmico do 7º semestre e um dos diretores da Liga.

Diante desse cenário, Guilherme e outros três acadêmicos que compõem a diretoria do grupo —  Sandra Urhy, Leonardo dos Santos Esquivel e Nathalia Queiroz — organizam palestras e minicursos referentes às especialidades da área de pequenos animais, além de disponibilizarem informações científicas e novos estudos por meio das redes sociais. Todas as atividades são supervisionadas pela docente Joyce Katiuccia Medeiros Ramos Carvalho, responsável pela disciplina “Clínica médica e terapêutica de pequenos animais”.

A primeira palestra realizada pela Liga foi no começo do ano, antes do início da pandemia do novo coronavírus ter sido decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No campus Tamandaré, a egressa da UCDB Raíssa Valadares conversou com os alunos sobre “Obesidade animal, do diagnóstico ao tratamento”. Após este evento, a Liga passou a promover lives no Instagram para evitar aglomerações e permitir que os acadêmicos pudessem conversar com os profissionais sem precisar sair de casa. Nesta segunda edição, a médica veterinária convidada foi Laís Roseto que falou sobre “Dermatologia para diagnósticos e tratamentos de atopia”.

“Percebemos um grande envolvimento dos acadêmicos com a nossa iniciativa. Como há muitos alunos que se interessam pela área de pequenos animais, tem bastante gente interessada, na nossa primeira palestra, por exemplo, divulgamos uma semana antes do evento e conseguimos lotar uma sala”, comemorou Leonardo.

Live “Decisões na vida acadêmica e profissional”

Na noite desta quinta-feira (21), a Liga Acadêmica de Pequenos Animais promove mais uma live no Instagram (@alsa.ucdb). Às 20h (horário local), o professor da UCDB Luciano Barros fala sobre “Decisões na vida acadêmica e profissional”. O docente é médico veterinário especialista em ortopedia e, na Católica, ministra disciplinas como “Técnicas cirúrgicas” e “Práticas hospitalares”. “Essa live vem para falar sobre as decisões que precisamos tomar durante a graduação e também depois de formados. Além de abrir a cabeça dos acadêmicos para a realidade do mercado de trabalho”, pontuou Leonardo.

Mais informações sobre a Liga Acadêmica de Pequenos Animais podem ser obtidas por meio do e-mail alsaucdb@gmail.com ou pelo número (67) 99133-4651.

MAIS NOTÍCIAS