NOTÍCIAS

Materiais de construção utilizados em habitações rurais são foco de tese feita na UCDB

28 de Fevereiro de 2019 10:00

Na tarde desta quarta-feira (27), o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária realizou a defesa de tese de Gisele Santos Estrella. Com o tema “Materiais de construção utilizados nas habitações rurais: Estudo de caso no Assentamento Itamarati, Estado de Mato Grosso do Sul”, a pesquisa foi desenvolvida pela doutoranda com a orientação da professora Dra. Marney Pascoali de Cereda.

Segundo Gisele, o estudo consistiu em avaliar o uso de material não convencional por parte dos pequenos produtores dos assentamentos Itamarati I e II para a construção das edificações. Pelas propriedades serem localizadas na zona rural de Ponta Porã, a pesquisa expõe a dificuldade dos moradores em obterem materiais de construção convencionais e, por isso, são forçados a buscarem outras alternativas para construírem habitações.

O fato preponderante para que a população local utilize novos tipos de materiais, de acordo com a discente, é principalmente a localização do lote em si e a disponibilidade desses itens não-convencionais em quantidade e qualidade para que a substituição seja possível.

Participaram da banca avaliadora, juntamente com a orientadora do trabalho, o professor da Católica Dr. Denilson de Oliveira Guilherme e os professores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Dr. Fabiano Pagliosa Branco e Dr. Ângelo César de Lourenço. Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3702.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

MAIS NOTÍCIAS