NOTÍCIAS

Médica veterinária aborda técnica diferenciada para manejo bovino

13 de Setembro de 2021 07:29

A técnica de manejo bovino ‘nada nas mãos’ foi abordada pela médica veterinária Adriane Zart durante palestra realizada na sexta-feira (10) para acadêmicos de Zootecnia e Medicina Veterinária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). 

A palestrante, que é diretora técnica em bem-estar animal na Personal Pec, empresa sul-matogrossense de consultoria e assistência técnica no segmento agropecuário, contou que foi buscar a técnica no exterior e desde 2016 trabalha com ela. “É preciso entender o comportamento animal, criando-o a partir da observação de como eles interagem com a natureza. O bem estar animal é um caminho sem volta Cada vez mais os pecuaristas vão ter de ser mais eficientes para conseguir lucro, preocupando-se também com o manejo dos animais”, destacou a médica veterinária.

Ela ressalta que é preciso ganhar a confiança dos animais, pois o medo traz diversos problemas para o rebanho. “A gente sempre trabalha mais guiando os animais, que tocando-os. Quando eles se movem de forma voluntária, nos enxerga como um líder, pois eles sempre querem nos ver”, completou.

Outro ponto da técnica abordado pela palestrante é sobre pressão e alívio durante o manejo. “O gado aprende a andar muito mais no alívio que na pressão, então quando o primeiro animal entra na seringa, é preciso dar um alívio aos demais que vão seguindo a primeira. Para mim manejo é comunicação, os animais também têm a mesma capacidade de ler nossa linguagem corporal”, pondera. As explicações foram acompanhadas de vídeos mostrando exemplos na prática realizada pela equipe da empresa que trabalha.

O evento seguiu os protocolos de biossegurança para evitar o contágio do novo coronavírus, como o distanciamento social e o uso obrigatório de máscara. Mais informações pelo telefone (67) 3312-3517. 

MAIS NOTÍCIAS