NOTÍCIAS

Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da UCDB mantém conceito 5 na Capes

30 de Setembro de 2022 13:08

 

Avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) manteve o conceito 5 de excelência para o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco. A análise é feita a cada quatro anos e, nesse ciclo, avaliou o trabalho desenvolvido de 2017 a 2020, com destaque para a interdisciplinaridade, produtividade dos acadêmicos, internacionalização, entre outros.

“O programa em Desenvolvimento Local da UCDB conta com uma tradição muito forte. Já são 25 anos de atuação com cerca de 80% do corpo docente permanente conosco desde o início — um alto índice de manutenção do capital humano. Isso nos ajuda a compreender como o Mestrado e o Doutorado estão alicerçados em bases muito sólidas e hoje são reconhecidos em todo o País, visto que temos recebido muitos alunos de outros lugares do Brasil”, comemora o coordenador Dr. Michel Constantino. “Outro diferencial nosso está no acolhimento dos acadêmicos. O aluno, na UCDB, é nosso parceiro, nosso colega, e isso nos permite desenvolver uma relação e uma colaboração mútua, que resulta em maior produtividade, em prêmios nacionais e internacionais”.

O programa conta com 13 docentes permanentes e um colaborador, oriundos de diferentes formações e áreas do conhecimento: economia, psicologia, geografia, sociologia, saneamento ambiental, filosofia, projeto de máquinas, história e ciências ambientais. “Os projetos têm aderência e boa distribuição entre as linhas de pesquisa do Programa. A maioria dos projetos é compartilhada por mais de um docente permanente de áreas distintas, de modo a reforçar a característica interdisciplinar do programa (...) Os indicadores quantitativos demonstram uma maturidade na produção científica entre docentes e discentes”, apontam os membros da comissão avaliadora.

Criado na UCDB em 1998, o programa é um dos mais tradicionais da Instituição, ao lado do de Psicologia e Educação. Ao longo dessas mais de duas décadas, formou mais de 300 mestres em Desenvolvimento Local, nas duas linhas de pesquisa: Cultura, identidade e diversidade na dinâmica territorial e Políticas públicas e dinâmicas de inovação em desenvolvimento territorial.

Internacionalização

As parcerias com instituições locais, nacionais e internacionais foram destacadas no relatório final, reforçando o objetivo e missão do programa e a inserção social. O trabalho extensionista com populações em situação de risco, com tecnologias para agricultura familiar e enfoque especial às comunidades indígenas, ensino e inserção social, especialmente de suporte aos trabalhadores rurais, foram ressaltados pelos integrantes da Capes.

“Estão evidenciadas ações de internacionalização na pesquisa científica na produção intelectual do PPG, realizadas em redes e grupos de pesquisa de diversos países”, afirmam os analistas. De fato, a internacionalização do Programa está em seu DNA, com parceria inicial com a Universidad Complutense de Madrid e, logo depois, com a Rede Bracerb, que reúne universidades brasileiras e a rede de universidades do Quebec de Montreal e de Laval, no Canadá. O trabalho logo chamou a atenção de mais universidades europeias e então surgiu o consórcio que deu origem ao mestrado internacional do Programa Erasmus Mundus, em 2010. No quadriênio analisado, o processo de internacionalização fortaleceu-se, com amplas evidências de ações de mobilidade e atuação acadêmica internacional, como eventos, visitas técnicas, participação em bancas, pós-doutoramento, estágio no exterior, intercâmbios, e, principalmente, pesquisas em redes com grupos de outros países, convênios internacionais.

“O Índice de Produtividade total do Programa é 3,682, considerado muito bom na avaliação quantitativa. O Índice de coautoria de 0,918 também é considerado muito bom. O índice de produção nos estratos superiores é 3,074 considerado muito bom na avaliação quantitativa”, traz outro trecho do relatório final.

 

MAIS NOTÍCIAS