NOTÍCIAS

Mestranda analisa testes no diagnóstico de tuberculose implantado no Brasil

13 de Fevereiro de 2019 07:00

“Análise do desempenho do teste rápido molecular no diagnóstico da tuberculose pulmonar e extrapulmonar, em Hospital de Referência” é o título da dissertação da mestranda Robéria Mandú da Silva Siqueira no Programa de pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A defesa ocorreu nesta terça-feira (12), na sala, D109, no bloco Biosaúde.

“O meu trabalho analisou um teste rápido de biologia molecular que está sendo implantado no Brasil, pelo Ministério da Saúde. Ele foi implantado no Laboratório de Referência de Mato Grosso do Sul. Vamos comparar duas técnicas laboratoriais que vão analisar a confirmação do diagnóstica da tuberculose”, destacou ela.

A mestranda destacou ainda que foi encontrado vários resultados, alguns bem satisfatórios, outros que vão contra a relação da identificação da resistência a rifamicina. “O nosso trabalho não apresentou significância na resistência a rifamicina, mas em relação a sensibilidade e a especificidade do teste os resultados foram positivos para a identificação da tuberculose em pacientes HIV, moradores de rua e também privados de liberdade”. Explicou.

O trabalho foi orientado pelo Dr. Flábio Ribeiro de Araújo e coorientado pela Dra. Alinne Pereira de Castro. A banca examinadora contou com a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Dra. Vanessa Terezinha Gubert de Matos e do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB, Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho.

MAIS NOTÍCIAS