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Mestranda da UCDB identifica técnica capaz de ensinar a autistas habilidades que auxiliam na linguagem

17 de Dezembro de 2018 09:00

“Efeito do treino de ouvinte com consequências específicas auditivas na categorização de crianças com autismo” foi tema da dissertação defendida, este mês, pela mestranda Denisia de Souza Alves Leite do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Denisia executou o trabalho por meio do Laboratório de Pesquisa em Autismo e Análise do Comportamento (LAPAC) da Instituição e teve como orientador o professor Dr. André Augusto Borges Varella, coordenador do laboratório e pesquisador vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento Cognição e Ensino (INCT -ECCE ).

A partir do estudo, a mestranda investigou a eficácia de um novo procedimento para ensinar crianças com autismo uma habilidade muito importante para o desenvolvimento da linguagem: a categorização. Durante a execução da pesquisa, os pequenos que possuem o transtorno neurológico aprendiam a relacionar figuras aos nomes dos itens que elas representavam, como banana, morango, carro e moto.  

Além disso, a técnica também permitia que as crianças conseguissem classificar aquilo que estavam vendo em categorias — por exemplo, frutas e meios de transportes — e, a partir da distinção entre uma e outra, formar um conceito. “Ao aplicar o estudo foi descoberto que a técnica permite ensinar um número maior de habilidades simultaneamente, acelerando o tratamento”, esclareceu professor André.

Junto com o orientador também participaram da banca avaliadora o docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Dr. João Henrique de Almeida e o professor da Católica, Dr. Márcio Luís Costa.

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