NOTÍCIAS

Mestranda da UCDB traz a história da Psicologia do trabalho no Brasil

29 de Junho de 2020 07:00

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu mestrado e doutorado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realiza nesta sexta-feira (26), às 9h, por videoconferência a banca de defesa de dissertação da mestranda Karla Lacerda Gomes, com o tema “Uma história da Psicologia do trabalho no Brasil: arquivos brasileiros de psicotécnica (1949-1968)”. A pesquisa contou com a orientação do professor Dr. Rodrigo Lopez Miranda.

“A ideia da pesquisa é, por meio da análise histórica das publicações da época - especificamente do periódico arquivos brasileiros de psicotécnica - analisar a construção e desenvolvimento da Psicologia Organizacional e do Trabalho no Brasil, que impactaram na regulamentação da profissão e na formação da identidade profissional do Psicólogo”, destacou a mestranda Karla Lacerda.

Ela acrescenta ainda que a Psicologia foi chamada a contribuir enquanto ciência do comportamento humano e utilizando-se de seus métodos e técnicas, para identificar e desenvolver habilidades nos trabalhadores. “A Psicologia que ali se estruturava, a partir de diferentes bases epistemológicas e profissionais de diferentes disciplinas e regiões do mundo, também tinha como foco de estudos as diversas variáveis relacionadas à interação trabalhador-trabalho”, completa.

Além do orientador, a banca examinadora é composta pelos professores Dr. Robson Nascimento da Cruz (PUC MG) e Dra. Liliana Andolpho Magalhães Guimarães (UCDB). Mais informações sobre o Programa de Pós-graduação em Psicologia pelo telefone (67) 3312-3605.

MAIS NOTÍCIAS