NOTÍCIAS

Mestranda defende pesquisa sobre comportamento infantil em creche de Campo Grande

27 de Março de 2017 13:00

Laura Simone Marim, discente do Programa de pós Graduação em Educação — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) defendeu na manhã de sexta-feira (24), a dissertação concluída em dois anos de pesquisa. Com a orientação da professora Dra. Marta Regina Brostolin, a mestranda desenvolveu o tema Entre tramas e interações: o protagonismo das crianças pequenas numa creche de Campo Grande/MS.

Centro de Educação Infantil (Ceinf) Francisco Tonucci, da Rede Municipal de ensino de Campo Grande foi fonte de estudo da mestranda, que analisou as vozes das crianças frente às interações estabelecidas e o ambiente educativo da creche. “Ao decorrer da pesquisa pude identificar o modo de expressividade e manifestação dos processos sociocomunicativos das crianças, compreendi os processos interativos entre elas mesmas e, também, entre as crianças e os adultos, por último analisei as experiências das crianças no ambiente de ensino”, explicou Laura.

Abordagem foi qualitativa, e a investigação foi a partir de fotografias, filmagens e diário de campo. A banca examinadora foi constituída pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Dra. Maria Carmem Silveira Barbosa e pela docente da Católica Dra. Ruth Pavan. Mais informações a respeito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB entre em contato pelo número (67) 3312-3597.

MAIS NOTÍCIAS