NOTÍCIAS

Mestrando analisa interação entre gambás e protozoários em áreas verdes de Campo Grande

04 de Fevereiro de 2019 10:00

“Interações entre Trypanosoma ssp. e o gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) em fragmentos florestais na cidade de Campo Grande (MS)” foi o tema da dissertação desenvolvida por Wesley Arruda Gimenes Nantes, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Orientado pela professora Dra. Ana Maria Jansen, o mestrando teve o intuito de avaliar a variedade de protozoários do gênero Trypanosoma que infectam o gambá-de-orelha-branca em áreas verdes de Campo Grande em diferentes estados de conservação. Para isso, Wesley coletou amostras sanguíneas dos mamíferos encontrados, onde conseguiu diagnosticar a infecção por Trypanosoma cruzi — agente etiológico da doença de Chagas que pode afetar também seres humanos.

Na última quinta-feira (31), o mestrando defendeu a dissertação no campus Tamandaré e participaram da banca avaliadora, além da orientadora do trabalho, o coorientador Dr. Heitor Miraglia Herrera; as professoras da Católica Dra. Grasiela Edith de Oliveira Porfírio e Dra. Maria Cláudia da Silva e o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Dr. Paulo Henrique Duarte Cançado.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

MAIS NOTÍCIAS