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Mestrando compara eficácia de procedimentos para ensino de crianças com TEA

26 de Fevereiro de 2019 09:00

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou, na tarde desta segunda-feira (25), a banca de defesa de dissertação do mestrando Daniel Santos Braga. A pesquisa desenvolvida pelo discente teve como título “Comparação de dois procedimentos para ensino de relações auditivo-visuais em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.

Com a proposta de identificar qual método é mais eficaz para fazer com que crianças com TEA consigam associar determinadas palavras com figuras específicas — por exemplo, o nome Tocantins com a bandeira que representa o estado em questão —, Daniel testou dois conjuntos de procedimentos: “Discriminação Condicional (DC) ” e “Consequências Específicas Auditivas (CEA)”.

Sob orientação do professor Dr. André Augusto Borges Varella, os métodos foram feitos com pacientes três vezes por semana em sessões de aproximadamente 20 minutos, com o intuito de verificar se a eficiência e a eficácia dos procedimentos se mantém, tanto em casos de pacientes que possuem habilidades consideradas como pré-requisitos para este tipo de aprendizagem, como em casos nos quais há ausência destas condições.

Participaram da banca avaliadora junto com o orientador da pesquisa, o professor da UCDB Dr. André Barciela Veras e o docente da Universidade Federal do Pará (UFPA) Dr. Carlos Barbosa Alves de Souza. Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Psicologia podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3605.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

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