NOTÍCIAS

Mestrando da UCDB identifica molécula capaz de combater bactérias

17 de Março de 2017 11:00

Discente Breno Emanuel Farias Frihling, do Programa de Pós Graduação Stricto Senso em Biotecnologia — Mestrado e Doutorado defendeu dissertação na tarde de quarta-feira (15). Orientado pelo professor Dr. Ludovico Migliolo e coorientado pelo professor Dr. Octávio Luiz Franco, o mestrando desenvolveu a pesquisa intitulada  Purificação e Caracterização Bioquímica de Moléculas Bioativas de Potamotrygon falkneri Bothrops moojenifrente a Bactérias Formadoras de Biofilme.

Ao utilizar o veneno de uma espécie de arraia e outra de serpente, típicas do cerrado, Breno identificou uma molécula capaz de agir contra tipos específicos de bactéria e trabalhou para o entendimento e a purificação dela para a aplicação farmacológica e biotecnológica, por meio de processos de coleta de materiais e de classificações. “Nesses dois anos de mestrado, o mais importante para mim foi o aprendizado que tive com as metodologias e saber aplicá-las. Agora quero fazer doutorado e seguir na mesma linha de raciocínio”, contou o discente.

Banca examinadora foi constituída pela professora da UCDB Dra. Alinne Pereira de Castro e pelo professor da Universidade Católica de Brasília (UCB) a professora Dra. Elisabete de Souza Cândido. Estiveram presentes também acadêmicos do curso de biologia e colaboradores da instituição. Mais informações a respeito do programa de Pós Graduação em Biotecnologia podem ser obtidas pelo número (67) 3312-3768.

MAIS NOTÍCIAS