NOTÍCIAS

Mestrando pesquisa uso do bagaço da cana na confecção de tijolos

01 de Março de 2021 09:10

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local realizou na sexta-feira (26), por videoconferência, a banca de defesa de dissertação Talles Teylor dos Santos Mello com o tema “Viabilidade técnica de aplicação de tijolos solo-cimento-resíduo em habitações populares”, sob a orientação do professor Reginaldo Brito da Costa.

“O objetivo da minha pesquisa foi analisar a viabilidade técnica do emprego parcial de subprodutos, como cinzas de bagaço de cana, compostagem de cinza + torta, de usinas sucroalcooleiras na produção de tijolos solo-cimento-resíduo. A importância da pesquisa foi a produção de tijolos com adição de subprodutos que poderão contribuir com a construção de moradias populares, reduzindo o déficit habitacional, entrando para uma cadeia produtiva de tal forma que evite o despejo na natureza, fazendo a economia circular e integrando principalmente regiões produtoras de cana-de-açúcar com as comunidades locais, podendo minimizar custos e favorecendo o desenvolvimento local e a sustentabilidade”, destacou o mestrando.

Além do orientador, a banca foi composta pelos professores Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira (UCDB) e Dr. José Carlos Tavares (Insted). Mais informações pelo telefone (67) 3312-3612.

MAIS NOTÍCIAS