NOTÍCIAS

Mestre formado pela UCDB cria dispositivo capaz de monitorar a mastigação do bovino

18 de Dezembro de 2018 09:00

Gilberto Luciano de Oliveira, mestre formado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco, desenvolveu por meio do curso feito na Instituição a dissertação intitulada “Prática tradicional da pecuária bovina em propriedades rurais de microrregião do alto Taquari (MS) e as possiblidades de inovação tecnológica”. À partir da pesquisa, ele identificou os problemas produtivos locais e também a forma com que os produtores utilizam a tecnologia para solucioná-los.

Do estudo foi criado um dispositivo capaz de monitorar como está a mastigação do animal: o Rumicam — uma espécie de canga pantaneira com duas câmeras acopladas, uma que permite registrar imagens da lateral da mandíbula do bovino e a outra que grava a parte frontal. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com pesquisadores do grupo de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Visão Computacional (Inovisão) da UCDB.

Segundo o pesquisador, com o novo dispositivo vai ser possível saber mais a respeito do comportamento e da saúde do rebanho. “Podemos identificar como cada bovino seleciona a pastagem, a quantidade de fibra que ele ingeriu e se ele mastiga normalmente e possui o ciclo de rumem dentro do padrão. Essas informações podem facilitar o manejo, identificar se o animal está doente e também o nível de aproveitamento alimentar”, esclareceu o mestre.

Gilberto desenvolveu o trabalho sob orientação do professor Dr. Hemerson Pistori e teve como coorientadora a docente Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat. O pesquisador recebeu o título de mestre no dia 12 deste mês, quando defendeu a dissertação em uma das salas de aula do bloco D, no campus Tamandaré. Além de Hemerson e Cleonice, também participaram da banca avaliadora o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Dr. Sérgio Raposo de Medeiros e o docente da UCDB Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

MAIS NOTÍCIAS