NOTÍCIAS

Museu das Culturas Dom Bosco realiza tour virtual durante esta semana

17 de Maio de 2021 09:11

O Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB), da UCDB, um dos locais mais visitados por turistas que passam por Campo Grande, realiza durante toda esta semana um tour virtual que possibilitará que o público conheça parte do rico acervo. O tour será feito em dois horários, às 9h e às 14h, no canal do MCDB no Youtube, com mediação da equipe pedagógica do espaço.  A ação integra a Semana Nacional dos Museus, que vai até a próxima sexta-feira (21).

O Museu, que está localizado no Parque das Nações Indígenas, continua fechado desde o início da pandemia. A opção pela visita virtual possibilitará que os estudantes de Campo Grande e de outras cidades do País conheçam o acervo etnográfico e de história natural acumulado em 70 anos de história, completados em 2021. 

“Uma das marcas do Museu das Culturas Dom Bosco é receber estudantes. Antes da pandemia, chegávamos a receber cerca de 20 mil pessoas por ano. Quantos não se recordam do passeio no Museu do Índio, como é popularmente conhecido nosso museu? São milhares de visitantes que aprendem de forma lúdica, divertida e agradável. Queremos, então, retomar essas visitas e a maneira mais segura foi optar pela visita virtual mediada”, explicou o coordenador Dirceu Maurício van Lonkhuijzen.

As imagens do tour foram gravadas e editadas como se o visitante estivesse andando pelas duas exposições. Ao vivo, um acadêmico da UCDB faz a visita guiada com as explicações sobre os espaços e as peças. Os visitantes podem interagir pelo chat ou fazer perguntas ao final das visitas. 

Além das transmissões já agendadas para a Semana Nacional dos Museus, os professores interessados podem agendar futuras visitas virtuais pelo telefone (67) 3312-3902.

Palestras

Uma extensa programação está prevista para marcar a tradicional semana dos museus. Na abertura (17), às 16h, terá o lançamento do livro “Museu e Patrimônio Cultural em MS” e palestra com a representante do ICOM Brasil, Marília Bonas, com o tema “Museus para Igualdade: a atuação do ICOM junto aos museus brasileiros”.

No dia seguinte (18), às 16h, palestra com a museóloga professora Dra. Marília Xavier Cury (USP/MAE). No dia 20 será a palestra “O Futuro dos Museus - Recuperar e Reimaginar, uma Proposta de Reflexão sobre Audiovisual e Museus”, ministrada por Paula Nunes Costa (Museóloga - Secult/ES). Já no dia 21 ocorre a palestra “Educar-se em Rede nos Museus - O Papel dos Educativos nas Mudanças Institucionais”, com o palestrante Maurício André da Silva (arqueólogo e educador museal - USP/MAE).

MAIS NOTÍCIAS