NOTÍCIAS

Museu das Culturas Dom Bosco traz programação diferenciada durante a 17ª Semana Nacional de Museus

06 de Maio de 2019 11:00

Entre os dias 13 e 20 deste mês, o Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB) traz uma programação diferenciada para o público como parte da 17ª Semana Nacional de Museus — evento realizado simultaneamente em todo Brasil pelo Instituto Brasileiro de Museu (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio.

Nesta edição, o evento propõe um debate sobre “Museus como núcleos culturais: O futuro das tradições”. A ideia é promover uma reflexão a respeito do papel dos museus como centros que emanam e, ao mesmo tempo, recebem práticas, costumes e pensamentos da cultura regional. 

Em Campo Grande, no dia 13 de maio, às 19h esse tema principal será abordado na abertura da semana com uma palestra no Museu da Imagem e do Som (Mis), localizado na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (Avenida Fernando Correa da Costa, nº559).

Programação Museu das Culturas Dom Bosco

Ações educativas, como exibição de vídeos e manuseio de réplicas, além de visitas mediadas serão oferecidas para o público pelo Museu das Culturas Dom Bosco entre os dias 14 e 17 de maio, das 8h30 às 16h. Além disso, no dia 15 (quarta-feira), às 19h, terá uma palestra sobre “Grafismo e Etno Design”, ministrada pelo egresso da UCDB Neimar Leandro Kiga.

Feira de artesanato indígena também é outra atração do museu. A partir de 14 de maio ao dia 18 do mesmo mês, serão expostas peças das etnias Bororo, Terena e Kadiwéu, junto com produtos em madeira, fibras e cerâmica. O espaço pode ser visitado pelo público das 8h às 16h30.

No dia 18 (sábado), também das 8h às 16h30, o Museu das Culturas Dom Bosco vai estar aberto para a visitação gratuita.  Por fim, no dia 20 do mesmo mês (segunda-feira), o coordenador geral do MCDB e docente do curso de História da Católica, Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen, coordena, junto com a docente da Universidade de São Paulo (USP) Emília Mariko Kashimoto, a mesa-redonda “Um brinde ao museu”. O debate será realizado a partir das 19h, no Saideira Classic Bar — Rua Dom Aquino, nº2331.

O Museu das Culturas Dom Bosco fica no Parque das Nações Indígenas, localizado nos altos da Avenida Afonso Pena. Mais informações podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3903. A programação completa da Semana Nacional de Museus em Campo Grande pode ser conferida por meio do site do evento, basta clicar aqui.

 

 

MAIS NOTÍCIAS