NOTÍCIAS

Nesta terça-feira, ciclo de palestras de Jornalismo e Filosofia promove bate-papo com professor da França

08 de Junho de 2020 11:00

Filósofo, jornalista e doutor em Ciências Políticas pela Université Paris Dauphine – PSL, na França, Mário Doraci Pinheiro é o segundo profissional convidado para participar do ciclo de palestras “Desafios da comunicação no mundo contemporâneo”, voltado, principalmente, para acadêmicos das áreas de Filosofia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atualmente, Mário mora em Paris e trabalha na educação francesa com alunos portadores de necessidades especiais. Nesta terça-feira (9), às 9h, por meio do Google Meet, ele vai abordar a temática "O engajamento político do profissional de Comunicação".

Segundo o professor, o engajamento político é para todos, inclusive para os profissionais e estudantes de comunicação. Ao falar sobre o tema, ele cita o filósofo francês Michel Onfray que, assim como sociólogos, define a questão do engajamento como uma necessidade. Além disso, ressalta a opinião do cientista político, Jacques Lagroye: “Perigo é quando inexiste pensamento, crítica social, participação, e tudo mergulha na falsidade, no obscurantismo e no adestramento”.

Como exemplo de um período obscuro, em que foi proibida qualquer tipo de manifestação política, Mário traz à tona a ditadura militar, que prevaleceu no Brasil entre os anos de 1964 e 1985, e compara o cenário com a realidade atual. “Hoje temos um cenário político bem parecido e o atraso bate na porta de nossas casas. O Supremo Tribunal Federal, só, não é e nunca será capaz de impedir um regime fascista e autoritário. É necessário coragem e engajamento dos estudantes e profissionais da comunicação”, ressaltou o docente.

Ciclo de palestras “Desafios da comunicação no mundo contemporâneo”

Possibilitar o diálogo entre pesquisadores que moram em outros lugares do mundo e acadêmicos da Católica é a proposta do ciclo de palestras, organizado pelo professor dos cursos de Jornalismo e Filosofia da UCDB, Jacir Alfonso Zanatta. Além da participação de Mário, na última quarta-feira (3), foi promovido um bate-papo com a jornalista e filósofa Danielle Naves de Oliveira que se formou em Mato Grosso do Sul, mas, atualmente, mora na Alemanha e atua como tradutora e pesquisadora em filosofia da comunicação, com ênfase no pensamento alemão contemporâneo.

No próximo semestre, nos meses de agosto, setembro e outubro, outras palestras já estão previstas. Os convidados são os seguintes pesquisadores: Jorge Kanehide Ijuim, pós-doutor pela Universidade de Coimbra (Portugal), doutor em ciências da comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Eron Brum, doutor em ciências da comunicação, atuou como professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e atualmente mora no Canadá; e Cláudia Zwarg, mestra em comunicação midiática, já atuou como professora da Católica e agora também reside no Canadá.

Todos os bate-papos vão ser promovidos por meio de ferramentas digitais. De acordo com Zanatta, mesmo em meio à necessidade de manter o isolamento social para evitar o contágio do novo coronavírus, novas possibilidades de compartilhar conhecimento têm surgido e isso é muito positivo. “Se fosse em um cenário normal, não seria fácil ter acesso ao conteúdo que pode ser oferecido por professores como esses, já que uma palestra presencial, envolveria o deslocamento deles até o Brasil e isso seria mais complicado. Porém, com a pandemia e a necessidade de ficar em casa, existiu a disponibilidade de eles encontrarem um espaço na agenda e conversarem com os acadêmicos de modo remoto e isso é bem interessante. O ciclo de palestra veio como uma forma de manter todos com o sentimento de que estamos juntos e que é possível aprender, realmente, mesmo em um contexto como o atual”, pontuou Zanatta.

MAIS NOTÍCIAS