NOTÍCIAS

Nota conjunta CRIE-MS

10 de Janeiro de 2023 10:31

 

Nota Conjunta CRIE-MS – Nº 001/2023

 

Emitida pelo Conselho de Reitores(as) das Instituições de Ensino Superior do Estado de Mato Grosso do Sul e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul - CRIE-MS e FUNDECT.

 

O Conselho de Reitores(as) das Instituições de Ensino Superior do Estado de Mato Grosso do Sul - CRIE-MS e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul - FUNDECT, entidades sediadas no Estado, e protagonistas da educação superior, ciência, tecnologia e inovação no MS, vêm a público repudiar os gravíssimos eventos ocorridos na capital federal do Brasil em 8 de janeiro de 2023, materializados em agressões, invasão e depredação do patrimônio público nas sedes dos Poderes da República: o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.

Diante dos eventos do último domingo, reiteramos a plena defesa dos princípios inerentes ao Estado Democrático de Direito e a salvaguarda da harmonia dos poderes da República. É fundamental o fortalecimento das instituições e de seus poderes no âmbito do Executivo, Legislativo e Judiciário que coexistem e sustentam, juntas, a democracia brasileira.

O CRIE-MS e a FUNDECT emitem esta Nota Conjunta, assinada pelas instituições signatárias, de modo a registrar a indignação dos históricos inaceitáveis atos mencionados, cujas ações mancharam a história da República, inclusive, frente à comunidade internacional, em especial, no âmbito da Educação Superior e da Ciência.

Defendemos a diversidade de ideias e de pensamento, liberdade de expressão e imprensa, todavia, sempre nos posicionaremos contra as posturas que deturpem a ordem constitucional de nosso Brasil, do Estado de Mato Grosso do Sul e das nossas instituições.

Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho
Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Presidente do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS) - Gestão 2022-2023

Prof. Dr. Jones Dari Goettert
Reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Vice-presidente do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS) - Gestão 2022-2023

Assinam, também:

Prof. Dr. Marcelo Augusto Santos Turine
Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Profa. Dra. Elaine Borges Monteiro Cassiano
Reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Pe. José Marinoni
Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Prof. Me. Cristiano Miranda Cupertino
Reitor da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp)

Prof. Dr. Márcio de Araújo Pereira
Diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT)

 

MAIS NOTÍCIAS