NOTÍCIAS

Nota técnica sobre retorno parcial de atividades práticas

01 de Outubro de 2020 16:17

 

ORIENTAÇÕES PARA O RETORNO PARCIAL DAS ATIVIDADES PRÁTICAS DE DISCIPLINAS DAS ÁREAS DE SAÚDE, CIÊNCIA AGRÁRIAS E ENGENHARIAS

 

As estratégias pedagógicas para retorno das aulas presenciais na UCDB estão descritas no planejamento Institucional de Biossegurança, denominado “Operação Anjo da Guarda”, disponível no SIIA e SIID e para garantir o retorno seguro dos membros desta comunidade educativa foi definida como estratégia o retorno de aulas presenciais em primeiro momento de disciplinas prioritárias. Desta forma, no mês de agosto de 2020 iniciamos o retorno das atividades dos estágios nos cursos da área de saúde, que em sua maioria estavam interrompidos desde março de 2020. Em continuidade ao planejamento para retorno de disciplinas prioritárias, iniciaremos em breve as aulas presenciais em parte das disciplinas práticas nas áreas de Saúde, Ciências Agrárias e Engenharias de acordo com os critérios descritos a seguir:

1 - Serão retomadas a partir do dia 19/10/2020 as atividades presenciais em disciplinas de característica prática oferecidas em 2020A e B que não conseguiram adaptar seus conteúdos (uso de simuladores, laboratórios virtuais, aproveitamento de estágios não obrigatórios e atividades extensionistas entre outros), conforme as orientações contidas na Portaria Ministerial Nº 544, de 16 de junho de 2020, e aguardavam autorização do Município de Campo Grande, que ocorreu no dia 25/09 por meio do Decreto Municipal nº 14.476 para retornar ao formato presencial, estabelecendo que:

1.1 - A realização das práticas das disciplinas oferecidas em 2020A que estão pendentes deverão acontecer de acordo com calendário elaborado e divulgado pela coordenação para cada disciplina do curso, constando datas, horários e local onde serão realizadas as aulas.

1.2 - Para as práticas de disciplinas que estão em curso em 2020B poderão ocorrer ajustes nos horários e turmas das disciplinas, porém as coordenações de curso apresentarão com antecedência a data de início das aulas de cada disciplina, bem como sua programação.

2 - Para atender às adequações necessárias que visam garantir a segurança dos integrantes desta comunidade educativa, será necessário reduzir o número de estudantes por aula prática, a depender da característica do espaço demandado, e nestes casos as turmas ou sub turmas serão divididas e será trabalhado o formato de revezamento, sendo estas estabelecidas pela coordenação que curso respeitando o planejamento de Biossegurança da UCDB.

3 - As aulas do período matutino deverão ocorrer entre as 7:40h e 11:50h, e as do período noturno das 19:00h às 21:45h. Cada aula terá duração de 40 minutos, com intervalo de 5 minutos a cada 2 tempos.

4 - Para que os momentos presenciais sejam otimizados, o material de suporte para preparação da atividade prática, ou complementação, será disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem e a cada 2 tempos de aulas serão realizadas duas práticas.

5 - Para identificar quais estudantes pertencem ao grupo de risco ou que não podem retomar atividades presenciais, por algum motivo justificado, será realizada uma consulta no AVA aos estudantes matriculados nas disciplinas práticas que retornarão ao presencial. Com base na consulta será realizada análise para identificar possíveis estratégias alternativas que possibilitem a conclusão da disciplina.

6 - Todos os integrantes de nossa comunidade e outras pessoas que estiverem nos ambientes educativos da UCDB deverão seguir todas as medidas individuais e coletivas de biossegurança estabelecidas no planejamento de Biossegurança, tais como distância segura entre os estudantes e professores, redução do número de estudantes por turma para manter o distanciamento, práticas de higiene, uso intermitente de máscara e garrafa de água individual, além de higienização constante e outras medidas que evitam a disseminação do vírus.

7 - A entrada e a saída acontecerão somente pela entrada principal do campus da UCDB, na avenida Tamandaré e entrada do Bloco A, onde todos passarão pelo controle de higienização e aferição de temperatura, que deverá ser inferior a 37,0 ºC, para que possa permanecer no campus, conforme planejamento de Biossegurança da UCDB.

8 - O Restaurante Universitário estará funcionando das 10 às 14h e outros restaurantes e lanchonetes permanecerão fechados.

9 - Observa-se que o transporte público opera com número de linhas e horários reduzidos para a região da UCDB, caberá ao estudante checar com antecedência a disponibilidade.

 

Campo Grande, MS 1/10/2020

 

Profa. Dra. Rúbia Renata Marques

Pró-Reitora de Graduação e Extensão

MAIS NOTÍCIAS