NOTÍCIAS

Novo projeto pedagógico é apresentado para os colaboradores em Reunião de Sintonia

31 de Janeiro de 2019 07:00

Formar profissionais criativos e inovadores que sejam transformadores de realidades e pensem no bem comum é a proposta do novo Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O modelo educacional começa a ser executado este ano e foi exposto aos colaboradores da Instituição na tarde desta quarta-feira (31) por meio da Reunião de Sintonia.

Segundo o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Gillianno José Mazzetto de Castro, que apresentou parte do que será desenvolvido, o projeto foi confeccionado nos últimos cinco anos de maneira colaborativa e enxerga a Universidade como um lugar de uso comum que instigue a busca pelo conhecimento.

“A ideia é que a nossa Instituição seja um espaço em que somos convidados a ter uma experiência de ensino-aprendizagem uns com os outros. Nesse novo modelo trazemos a pesquisa como uma forma de aprender, valorizamos a diversidade por ser rica pedagogicamente e promovemos a inclusão. Queremos formar pessoas transformadoras para uma sociedade que está em constante metamorfose”, esclareceu Gillianno.

Durante a reunião a Pró-Reitora de Graduação e Extensão, Rúbia Renata Marques, também falou com os colaboradores sobre o PPI. Ela explicou que, em 2019, o modelo começa a ser aplicado nos cursos ligados à área da saúde e ressaltou a importância da participação da comunidade acadêmica para o sucesso do trabalho.

“Todos têm um papel fundamental nesse projeto que nasce agora. Sabemos que o estudante é o ator principal e o professor, por estar na linha de frente, torna-se um moderador e um facilitador no processo de ensino. Contudo, todos nós estamos envolvidos, e precisamos dar apoio a eles. A Instituição conta com o auxílio de vocês para que possamos ter êxito e ajudar a construir um futuro melhor para a humanidade”, pontuou Rúbia.

Campanha institucional e Programa Universidade Verde

Além do PPI, a Reunião de Sintonia também trouxe para os colaboradores a campanha publicitária institucional que será exposta nos veículos de comunicação no início deste ano. Com o mote “Ouse pensar o novo”, as peças criadas e o processo de desenvolvimento do trabalho foram apresentados pelo publicitário Ricardo Martin da empresa Bebop Branding.  

Outro ponto abordado com os colaboradores durante o encontro foi o Programa Universidade Verde que visa a implantar na Católica, cada vez mais, práticas sustentáveis. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a organização não governamental (ong) WWF-Brasil e traz como ideia principal a redução máxima do desperdício.

“É preciso fazer o uso consciente do papel e da energia, por exemplo, para tornar a UCDB uma Universidade que causa o mínimo impacto no meio ambiente. A primeira iniciativa desse programa será a diminuição do uso de copos descartáveis. A partir desse mês, eles só serão disponibilizados nos setores que lidam diretamente com o público, nos demais, os colaboradores terão de usar copos e xícaras próprios, como os que foram dados pela CIPA”, pontuou Gillianno.

MAIS NOTÍCIAS