NOTÍCIAS

Outubro Rosa é o ano inteiro, alerta mastologista

13 de Outubro de 2022 09:15

 

O mastologista Victor Rocha abriu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na manhã desta quinta-feira (13), no auditório do bloco M. O médico é o idealizador do projeto Casa Rosa, que realiza exames, diagnósticos de câncer de mama em homens e em mulheres e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Na Casa Rosa, em 11 meses de funcionamento, conseguimos zerar a fila por exames. Antes, a mulher aguardava cerca de nove meses até conseguir fazer a mamografia ou a ultrassonografia; depois, a espera era de mais muitos meses para fazer a punção. Hoje, a paciente aguarda apenas uma vez para a consulta, já faz os exames no mesmo dia e, se for o caso, em dez dias já tem os resultados da biopsia. Isso possibilita o diagnóstico precoce, que eleva em 90% a 95% as chances de cura”, alertou.

O especialista, que também é vereador por Campo Grande, reforçou: “A partir dos 40 anos, recomenda-se a mamografia anualmente. Se você conhece alguém que está com o exame atrasado, peça que procure um posto de saúde que fará o encaminhamento para a Casa Rosa. Isso salva vidas”.

Algumas ações preventivas foram repassadas aos colaboradores, tais como adotar uma dieta saudável, fazer exercícios físicos, não fumar, reduzir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Homens e mulheres devem fazer o autoexame das mamas e procurar um médico sempre que notar a presença de caroço, líquido com sangue no mamilo, alterações de pele, mamilo invertido, espessamento ou vermelhidão da pele. Pais ou irmãos com câncer de mama ou de ovário é outro fator de atenção.

Programação

Hoje, a partir das 13h, a professora de Educação Física Raquele Tiana Kohler Schroeder realiza uma atividade de Ginástica Laboral.

Amanhã (14), a coordenadora de Nutrição, Paula Alessandra da Silva conversa com os colaboradores sobre Alimentação Saudável, a partir das 9h. No período da tarde, às 14h, a psicóloga Renata aborda o tema “Saúde mental, trabalho e estilo de vida”.

MAIS NOTÍCIAS