NOTÍCIAS

Ovos de jacaré encontrados em Três Lagoas já estão no Biotério da UCDB

10 de Janeiro de 2021 11:26

O Biotério da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) recebeu ontem (7) a tarde, os 40 ovos de jacaré encontrados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (Semea) da prefeitura de Três Lagoas, durante ação de preservação e manejo da fauna da Lagoa Maior. Já o réptil encontrado no local, provavelmente uma fêmea, foi levado e solto na Reserva Particular do Patrimônio Natural Cisalpina, localizada em Brasilândia (MS).

“Recebemos os ovos de jacaré da espécie papo amarelo, que está sob proteção ambiental, estamos mantendo-os incubados na temperatura e umidade adequadas e aguardamos que eles nasçam, o que deve ocorrer até o final do mês de março, acompanhamos o desenvolvimento deles para depois devolvê-los ao habitat natural”, explica a bióloga e médica veterinária, que coordena o Biotério, professora Dra. Paula Helena Santa Rita.

O trabalho de pesquisa e auxílio com os ovos de jacaré tiveram início no ano retrasado, conseguindo devolver alguns filhotes à natureza. Essa espécie é restrita a áreas de conservação ambiental, desta forma se somente removessem os ovos, os filhotes não nasceriam e os que nascem ainda precisam ser acompanhados.

Conforme a Semea, todo o trabalho de manejo dos ovos é autorizado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

MAIS NOTÍCIAS