NOTÍCIAS

Para estimular a vacinação, UCDB oferece visita gratuita ao Museu e ao Biotério

20 de Julho de 2021 07:56

Dois grandes centros de pesquisa e de extensão da Universidade Católica Dom Bosco juntam-se ao movimento Vacina Campo Grande e abrem suas portas para acolher a população que já recebeu o imunizante. A partir dessa semana, quem passar pelo Drive UCDB poderá escolher duas opções de passeio: no Museu das Culturas Dom Bosco ou no Biotério UCDB. Quem estiver na Católica poderá identificar QR Codes espalhados ao longo do trajeto para acessar a página que permite o agendamento dos passeios ofertados de forma gratuita.

“É um estímulo a mais para que as pessoas se vacinem, seja para a primeira dose, a segunda ou a dose única. A vacina salva vidas e, como universidade, temos a certeza de que a educação, a ciência e a solidariedade também salvam vidas. Vacinem-se!”, explicou o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UCDB, Dr. Cristiano Marcelo Espinola Carvalho.

O Museu das Culturas Dom Bosco completa 70 anos de criação em 2021. Ícone da cultura campo-grandense, já recebeu centenas de milhares de pessoas — grande parte estudantes de várias partes do Estado e turistas de todo o mundo. Localizado no Parque das Nações Indígenas, reúne acervos etnográfico, arqueológico, paleontológico, e de história natural que são referências entre os museus brasileiros. Os vacinados poderão escolher entre tours virtuais ou presenciais, estes em grupos limitados de 10 pessoas, sempre às quintas-feiras, às 9h ou às 14h.

O Biotério UCDB é um dos maiores do País, atualmente com 450 serpentes de várias espécies, sendo 320 peçonhentas. Local de grande interesse das pessoas que se encantam por animais silvestres e exóticos, o Biotério é fonte de pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado e participa de ações de extensão voltadas para a educação ambiental. Ali também são extraídos venenos das serpentes usados na produção de soro antiofídico. Estão programadas visitas virtuais e presenciais para grupos de até oito pessoas, sempre às sextas-feiras à tarde.

As visitas visam o atendimento seguro das pessoas, por isso tem quantidade limitada, sendo o agendamento prévio necessário e ainda assim seguiremos decretos e normas vigentes.

“Com a pandemia, esses dois locais que são extremamente importantes em suas áreas, ficaram fechados para o público externo. Agora, com pequenos grupos, estamos reabrindo as portas como uma forma de agradecer a população por aderir ao Drive UCDB e comemorarmos juntos o avanço da vacinação”, afirmou o Reitor em exercício, Ir. Raffaele Lochi.

 

MAIS NOTÍCIAS