NOTÍCIAS

Peças criadas com cimento são expostas por acadêmicos da UCDB

05 de Outubro de 2022 12:04

Acadêmicos do 4º semestre (matutino e noturno) do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizam até sexta-feira (7), no pátio do bloco A, a exposição apresentando peças decorativas ou de utilidade prática feitas com cimento. A atividade faz parte da disciplina ‘Materiais de construção e acabamentos l’, ministrada pela professora Alessandro Campos.

“É uma atividade que visa complementar o conhecimento e os usos desse elemento com relação ao uso convencional, e mostrar que esse material pode ser utilizado como material de construção e também de acabamento, assim como o nome da disciplina já diz materiais de construção e acabamentos l. Desta forma os alunos puderam conhecer melhor o produto e ver a sua versatilidade”, destacou o professor Alessandro Campos.

A acadêmica Ana Beatriz de Almeida Felix fez uma luminária de concreto, utilizando areia, cimento e brita para formar a massa. “Eu queria um objeto diferente do convencional e eu nunca imaginei poder criar com um material comumente utilizado na construção civil para fazer objetos de decoração. E ter que pensar em todo o processo do molde, passagem do fio condutor de energia, secagem e retirada do molde foi extremamente gratificante, um pouco estressante também, mas ver a minha ideia pronta valeu a pena. Foi realmente uma experiência diferente e única”, destacou a estudante.

São 60 peças expostas, como vasos, cinzeiros, fruteiras, peso de porta e luminárias feitas com cimento.Além das misturas de argamassas de assentamento e reboco realizadas em sala de aula (laboratório de materiais), assim como os concretos com os traços mais usuais, essas peças foram feitas no laboratório. Alguns precisaram concluir em casa. “Eles ficaram livres para criar e também para decidir qual melhor traço e também o método de execução”, completou o professor.

 

MAIS NOTÍCIAS