NOTÍCIAS

Pesquisadores da UCDB ministram palestra na Espanha

05 de Novembro de 2018 09:00

 

Discorrendo sobre “desenvolvimento de probióticos a partir de bactérias isoladas de ungulados silvestres para utilização na pecuária”, os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Dr. Heitor Herrera, Dra. Gisele Braziliano e Dra. Grasiela Porfírio, viajaram, no começo do mês de outubro, para a cidade de Cáceres, na Espanha, onde discorreram sobre o tema e ministraram palestras na Universidad de Extremadura (UEx) e na Empresa de Tecnologia e Inovação “Ungulados”.

A parceria com a UEx e a “Ungulados”, começou após a visita a UCDB, no Brasil, realizada pelo pesquisador Dr. Pedro Fernandez-Llario, que ocorreu em maio deste ano, com apoio da área de Relações Internacionais da Católica, por meio da Dra. Aline Castro e sua equipe, o que proporcionou, em primeiro plano, a ida do Dr. Filipe Martins para a Espanha, o qual aprendeu novas técnicas de coleta de material e isolamento bacteriano na empresa “Ungulados”, além de desenvolver seleção de cepas com propriedades probióticas, que serão utilizadas nos laboratórios do  S-Inova da UCDB.

Diante disso, os docentes da UCDB foram convidados a visitarem a Universidad e a empresa, onde a Dra. Gisele ministrou sobre “Doenças Infecciosas de Equinos em MS” e o Dr. Heitor sobre “Tripanossomíases no Pantanal”, enquanto a docente Dra. Grasiela discorreu sobre “Agentes Infecciosos que circulam entre Mamíferos Silvestres e Domésticos na Região de Fronteira Brasil-Bolívia”.

Para o professor Heitor, por meio do intercâmbio de pesquisadores será possível, em um futuro próximo, alcançar tecnologia de ponta para produção de probióticos com propriedades antimicrobianas. “Nosso deslocamento até a UEx e a ‘Ingulados’, por intermédio dessa parceria, certamente irá favorecer a internacionalização dos Programas de Pós-Graduação da UCDB. Além de causar uma melhoria no aspecto sanitário e produtivo do rebanho bovino de Mato Grosso do Sul”, pontuou.

Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes 

 

MAIS NOTÍCIAS