NOTÍCIAS

Plano de Manejo da Bacia do Córrego Ceroula é apresentado para acadêmicos da UCDB

25 de Março de 2019 09:00

O Plano de Manejo da Bacia do Córrego Ceroula, desenvolvido pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio de uma equipe de pesquisadores, técnicos e a participação da Agência de Inovação e Empreendedorismo da UCDB (S-Inova), foi apresentado para acadêmicos de diversos cursos da Instituição. O trabalho é uma parceria da Prefeitura Municipal de Campo Grande, liderado pela Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb).

A abertura do evento contou com a participação do Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Ir, Gillianno Mazzetto, através de videoconferência, que destacou a criação do projeto Universidade Verde, com várias alternativas sustentáveis. “Nossa primeira prática começou com a construção da igreja, com a captação e o reuso da água da chuva, lâmpadas de baixo consumo para que gerasse menor impacto possível. O Pátio UCDB também é do mesmo jeito. Queremos implantar ainda a coleta seletiva, entre outras ações. Se nós enquanto universidade não mostrar que é possível, a sociedade não vai mudar”, destacou.

O diretor de planejamento ambiental da Planurb, Rodrigo Giansante, mostrou um panorama ambiental de Campo Grande e como está planejada. “Por mais que tenhamos água em abundância. Se a gente não tiver um cuidado, poderemos não ter água para beber no futuro”, ressaltou. Hoje Campo Grande está dividida em sete regiões urbanas e em 74 bairros. Possui 33 cursos d´água com nascentes urbanas e 169 bacias hidrográficas, sendo 11 urbanas.

A coordenadora do trabalho pela UCDB, Engenheira Sanitarista e Ambiental Ana Paula Teles, apresentou todos os detalhes do projeto. “Vamos trabalhar a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais da Bacia do Córrego Ceroula”.

Durante a tarde ocorreu a primeira oficina de planejamento. A apresentação do plano de manejo da Bacia do Córrego Ceroula também foi feita para os acadêmicos no período noturno. A organização ficou por conta dos alunos do projeto de extensão tecnologias sociais em recursos hídricos e saneamento da Católica.

Leia mais:

01/03/2019 UCDB apresenta metodologia para elaboração do Plano de Manejo da Bacia do Córrego Ceroula

MAIS NOTÍCIAS