NOTÍCIAS

Produção de mudas a partir de irrigação com efluente de esgoto tratado é tema abordado por mestranda da UCDB

29 de Janeiro de 2019 11:00

“Uso de efluente tratado por wetlands construídos de fluxo vertical na irrigação de mudas de leucena” foi tema da dissertação defendida, na última sexta-feira (25), pela mestranda Beatriz Santos Machado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Orientada pelo professor Dr. Denilson de Oliveira Guilherme, a mestranda analisou a potencialidade do reuso do efluente do esgoto doméstico tratado por meio de uma tecnologia denominada wetland construído de fluxo vertical na produção de mudas de Leucena (Leucaena leucocephala) — leguminosa nativa da América Central, muito utilizada na alimentação de suínos, bovinos e caprinos.

De acordo com Beatriz, são muitas as vantagens do reaproveitamento do efluente tratado tanto no quesito sustentabilidade quanto na produtividade. “O reuso vem se tornando uma prática crescente; é positivo para o meio ambiente e também para o bolso do produtor, pois representa economia de água e redução de custos com fertilizante. Além disso, também constatamos o aumento da produtividade das mudas de Leucena a partir da irrigação”, explicou a mestranda.

Junto com o orientador da dissertação, participaram da banca o cooriendador da pesquisa, Dr. Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho, a professora da UCDB Dra. Grasiela Edith de Oliveira Porfírio e o docente do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Dr. Lesley Soares Bueno.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

MAIS NOTÍCIAS