NOTÍCIAS

Programa “Como é bom saber Direito” completa um ano levando informação à população

15 de Março de 2019 07:00

Neste mês de março, o programa “Minuto Jurídico – Como é bom saber Direito” completa um ano de veiculação na FM Educativa UCDB. Produzido pelo curso de Direito da Universidade Católica Dom Bosco, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) e Escola Superior de Advocacia (ESA), os spots abordam os diferentes ramos do Direito e buscam levar informações importantes aos cidadãos.

“Nesse primeiro ano de trabalho, foram 36 edições que trouxeram temas reais, com exemplos práticos de resolução, em diversas áreas. A repercussão que tivemos foi enorme e queremos, nesse próximo ano, um envolvimento ainda maior dos nossos acadêmicos, que se empenham, pesquisam, discutem com os professores. Isso é um aprendizado para todos”, ponderou a coordenadora do curso de Direito, Elaine Cler.

A ideia do projeto veio com a acadêmica Débora Louise, que já é jornalista. “Acredito que para avançarmos enquanto sociedade, com verdadeira igualdade, partimos da educação. E para alcançarmos justiça social, precisamos aproximar as pessoas do Direito. Assim surgiu a ideia do projeto. Quando entrei no curso, comecei a descobrir várias informações importantes para o dia a dia. Por exemplo: que existe uma cláusula nos financiamentos de imóveis sobre quitação da dívida quando ocorre a invalidez da pessoa, ou seja, o seguro cobre a parte que falta pra ela pagar. Então pensei que ‘pílulas jurídicas’ com dicas para as pessoas faria essa função de despertar a cidadania nos ouvintes da rádio”, relembrou.

Com o formato de um minuto, o spot é apresentado por Débora, seguido pela explicação de um convidado sobre o assunto. “No início, as gravações eram todas com os docentes. A partir do segundo semestre de 2018, passamos a convidar também os acadêmicos, do 1º ao 10º semestre. Esse envolvimento trouxe muito resultado porque eles pesquisam os temas e depois compartilham com os amigos os áudios dos programas. Então, estamos atingindo cada vez mais pessoas”, ponderou Elaine. O programa tem o apoio do Diretório Acadêmico Clóvis Beviláqua (Daclobe) e se tornou também um projeto de iniciação científica (Pibic).

São dez horários de exibição, diariamente: 6h35, 7h45, 11h35, 12h35, 13h35, 15h35,16h35, 17h35, 18h35, 22h30, veiculado na FM Educativa UCDB (91,5 MHz). Ouvintes poderão mandar sugestões de temas através do via e-mail dir@ucdb.br ou via Whatsapp (67) 9 9884-6755 da FM Educativa UCDB.

MAIS NOTÍCIAS