NOTÍCIAS

Programa de Pós-Graduação em Educação promove Aula Inaugural com especialista convidado

14 de Março de 2019 07:00

Mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foram recepcionados em uma das salas de aula do bloco D do campus Tamandaré para uma Aula Inaugural na tarde desta quarta-feira (13). Como uma maneira de dar boas-vindas aos discentes, promover a integração entre eles e ainda proporcionar a troca de conhecimentos, o evento trouxe uma palestra com o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Dr. Luiz Carlos de Freitas.

“A luta pela educação pública e democrática no Brasil no contexto de sua mercantilização” foi o assunto abordado pelo docente convidado. Segundo Luiz, a escolha do tema veio pela relevância que ele possui em diversas áreas do conhecimento: “Passamos por uma situação nova no país e isso certamente tem que ser analisado pela pós-graduação não só no contexto da Educação, mas também em economia e sociologia, por exemplo. Além disso, também busquei orientar os alunos em relação aos tipos de problemas que estamos escolhendo para abordar nos projetos de pesquisa”.

De acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Dr. José Licínio Backes, a partir do conteúdo abordado pela palestra a ideia foi atualizar os discentes em relação ao cenário brasileiro. “Buscamos proporcionar uma maior compreensão do contexto atual do campo da educação em termos das políticas que estão surgindo e que vão afetar tanto a pós-graduação quanto a área da educação como um todo”, comentou José Licínio.

Na data, a Aula Inaugural foi organizada pela professora Dra. Regina Tereza Cestari de Oliveira e reuniu não só os mestrandos e doutorandos, mas também acadêmicos dos cursos de relacionados à docência. Uma delas é a aluna do 5º semestre de Pedagogia Thais Lopes Correia, de 28 anos, que ressaltou a importância de participar de eventos como esse ainda durante a graduação. “Eventos assim nos motivam a continuar os estudos depois que concluirmos o curso, além disso, a palestra veio contribuir com o projeto que desenvolvo por meio da iniciação científica. Tudo o que foi dito cabe, basicamente, no meu estudo e pode contribuir para o meu trabalho”, explicou a futura pedagoga.

Para obterem informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, os interessados podem entrar em contato com a coordenação por meio do número: (67) 3312-3597.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

MAIS NOTÍCIAS