NOTÍCIAS

Programa “Deu Certo” produzido por acadêmicos de Jornalismo é gravado de forma virtual

26 de Maio de 2020 07:00

Para evitar o contágio do novo coronavírus, o programa “Deu Certo” produzido por acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) passou a ser gravado de forma virtual. Por meio de ferramentas, como o Google Meet, os alunos entrevistam profissionais da área sobre a realidade do mercado de trabalho e, nesta terça-feira (26), às 11h, a conversa vai ser com a jornalista Daiane Lyra Líbero, diretora de criatividade e negócios da agência Tecla Marketing e Assessoria.

Na gravação anterior, realizada sexta-feira (22), as convidadas foram as jornalistas egressas do curso Anna Camposano e Fernanda Freitas, proprietárias da empresa Midiativa. O empreendimento é voltado para a comunicação digital e um dos assuntos abordados pelas profissionais foram as medidas que precisaram ser adotadas na empresa como forma de prevenção à Covid-19.

“Assim que as notícias começaram a assustar, nós resolvemos que todos iríamos trabalhar de casa, além disso as reuniões com clientes que eram feitas presencialmente, agora são realizadas por meio do Whatsapp, e-mail e até mesmo videoconferência. Estamos seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde e também da Organização Mundial da Saúde, porque a gente se preocupa não só com o nosso cliente, mas também com o nosso colaborador”, esclareceram as jornalistas.

Com a chegada inesperada do novo coronavírus, o reflexo da pandemia pode ser sentido, principalmente, no âmbito financeiro. Segundo Anna e Fernanda, os clientes se assustaram e houve uma queda no faturamento, algo que precisou ser administrado. “A gente começou a levantar os custos que tínhamos e conversar com os fornecedores para ver onde poderíamos reduzir os gastos. Isso incluiu consumo de água, energia e até mesmo o valor do aluguel do prédio onde a empresa funciona”, pontuaram as profissionais.

O bate-papo com Anna e Fernanda veio como atividade prática de disciplina “Gestão e Empreendedorismo em Comunicação”, ministrada pelo professor Oswaldo Ribeiro. De acordo com o docente, o diálogo entre acadêmicos e profissionais, por meio do programa “Deu Certo”, é promovido desde 2013 e, de lá para cá, muitas mudanças no mercado de trabalho puderam ser acompanhadas. Desta vez, o contexto da pandemia também fez com que a atuação profissional se transformasse.

“Neste momento, este diálogo, adaptado às ferramentas que temos disponíveis, no caso o Google Meet, ganha destaque pois estamos conversando sobre algo muito novo para empresas, clientes e as agências de comunicação. Para a formação dos acadêmicos, este tipo de conteúdo contribui bastante para que eles saibam, como empreendedores, o cenário atual e o futuro da profissão deles. Anna e Fernanda tem uma visão bastante positiva do empreendedor neste momento de crise. Transformando estas limitações impostas em grandes possibilidades”, ressaltou o docente.

MAIS NOTÍCIAS