NOTÍCIAS

Projeto da UCDB abre cadastro para castração de cães e de gatos machos

14 de Maio de 2021 07:46

 

Projeto de extensão da Universidade Católica Dom Bosco “Castração: um ato de amor e prevenção” abre cadastro para a realização de cirurgias em cães e gatos machos a partir de oito meses de vida. Os tutores interessados deverão preencher um formulário on-line e passar por triagem social; se selecionado, o animal passará por atendimento clínico, realização de exames até o agendamento do procedimento no Hospital Veterinário da UCDB.

Nesta fase do projeto, apenas os machos serão atendidos. “Para a castração das fêmeas utiliza-se fármacos que também são usados no kit intubação de pacientes com Covid-19. Então, nesse momento, esse tipo de cirurgia está suspensa”, explicou a coordenadora do projeto, a bióloga e médica veterinária Paula Helena Santa Rita.

O projeto conta com a participação de alunos extensionistas dos cursos de Medicina Veterinária e Serviço Social. Ele existe há quatro anos e beneficiado centenas de tutores, ajudando no controle populacional dos pets.

Após o preenchimento do formulário, os acadêmicos entrarão em contato com os responsáveis pelos animais e agendarão uma entrevista. Caso se enquadrem nas condições socioeconômicas, o cão ou o gato passará por triagem clínica no valor de R$ 50,00 para os exames laboratoriais. Caso o animal esteja saudável, será agendada a castração, no valor fixo de R$ 60,00.

“Por conta da pandemia, tivemos de suspender as atividades em 2020. Agora, porém, seguindo todas as medidas de biossegurança, vamos retomar as atividades e ajudar na formação dos acadêmicos, além de beneficiar a comunidade”, destacou Paula.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail castracao.ucdb.2021@gmail.com ou para o whatsapp (67) 98152-1389.

MAIS NOTÍCIAS