NOTÍCIAS

Projeto de extensão apresenta as festas juninas para migrantes

27 de Junho de 2022 15:48

 

No dia de São João, 24 de junho, adultos e crianças atendidos no Centro de Apoio aos Migrantes (Cedami) ganharam uma festa junina organizada pelos extensionistas do Projeto de Extensão “Cidadania sem Fronteiras” da Universidade Católica Dom Bosco.

De acordo com os acadêmicos, o objetivo foi mostrar um pouco do que é a tradição brasileira das festas em homenagem aos santos, em especial Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho). “O objetivo de sua realização foi para além da atividade festiva. Refletimos junto aos participantes sobre a cultura brasileira das festividades juninas, comidas típicas, trajes típicos entre outros. Nesta atividade pudemos trocar informações sobre as culturas dos países e os migrantes experimentaram as comidas típicas, como cachorro-quente, arroz doce, pipoca, bolo de milho, paçoca, pé de moleque... Promovemos ainda uma quadrilha e foram momentos de muita descontração, confraternização entre os extensionistas e os migrantes, e muito mais, um momento experimentação da cultura brasileira”, relataram.

O projeto busca atuar com populações migrantes, refugiadas e em situações de vulnerabilidade social de Campo  Grande a fim de oferecer orientações  acerca de acesso a serviços públicos e orientá-los quanto a seus direitos e  deveres enquanto cidadãos em território  brasileiro. Participam das ações acadêmicos de Direito, Educação Física, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.

MAIS NOTÍCIAS