NOTÍCIAS

Projeto de extensão Cidadania sem Fronteiras da UCDB presta orientação a migrantes

05 de Outubro de 2021 07:15

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio do projeto de extensão Cidadania sem Fronteiras, presta orientações e atendimentos em Psicologia, Direito, Educação Física, Medicina Veterinária, Pedagogia e Serviço Social a migrantes, em situação de vulnerabilidade social e refugiados que estão em Campo Grande. O grupo existe desde o início deste ano, visto a chegada de muitos migrantes.

Os encontros têm sido realizados duas vezes na semana na Pastoral do Migrante, ao lado do Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e outras duas vezes no Centro de Acolhimento ao Migrante (Cedami), localizado na Rua Visconde de Taunay, 96, no bairro Amambaí. “Realizamos roda de conversa com atendimentos e orientação em grupo e individualmente, em um trabalho interdisciplinar, sobre políticas públicas, direitos, saúde, entre outros temas, a fim de oportunizar-lhes melhores condições de acolhimento, saúde, bem-estar e cidadania. Auxiliamos na produção de currículos, em como se portar durante uma entrevista de emprego, além de entreter as crianças com atividades recreativas de educação física. A maioria dos migrantes atendidos são venezuelanos, bolivianos e peruanos”, ressalta a professora Camila Torres Ituassu, que coordena o projeto de extensão.

Além do alto valor para regularizar a documentação no Brasil, a professora destaca ainda que um dos principais entraves é o idioma. “O curso de pedagogia está auxiliando-os no aprendizado da língua portuguesa, pois o que eles mais querem é uma vida digna, com trabalho, moradia, saúde e educação para os filhos. Eles não querem esmola, só precisam de trabalho para se sustentarem a família”, reforça a coordenadora. 

Outra forma de atendimento do projeto ao migrante é o encaminhamento para o Núcleo de Práticas Jurídicas (Nuprajur) da Católica e para a Clínica-Escola UCDB. A equipe do Cidadania sem Fronteiras é composta por 25 pessoas, sendo seis professores, quatro bolsistas e 15 voluntários. Mais informações sobre o projeto pelo e-mail cidadaniasemfronteirasucdb@gmail.com.

 

MAIS NOTÍCIAS