NOTÍCIAS

Projeto de extensão Pecuária Digital leva tecnologia e orientação gratuita para produtores rurais de MS

17 de Junho de 2021 07:20

O projeto de extensão Pecuária Digital da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) leva as principais tecnologias de gestão da informação e orientação profissionais de vários setores, para pequenos e médios produtores rurais de Mato Grosso do Sul. O trabalho gratuito, iniciado em fevereiro, é realizado por meio de uma equipe multidisciplinar, composta por médico veterinário, zootecnista, engenheiro de computação e analista de sistemas de informação, além de acadêmicos bolsistas e voluntários.

“Inicialmente é feito o diagnóstico da propriedade para verificar o perfil do produtor, observando pontos fortes e fracos, o que nos auxilia na escolha e sugestão da melhor tecnologia a ser implementada. Algumas ações que também podem ser realizadas são a identificação dos animais, o diagnóstico reprodutivo e um planejamento de controle reprodutivo e de produção, além de um planejamento nutricional”, explica o coordenador do projeto de extensão, o médico veterinário Alexandre de Oliveira Bezerra.

“Através do diagnóstico da propriedade, por meio de consultoria, treinamentos e assistência através de questionários, verificamos quais são as principais necessidades do produtor e com isso identificamos qual tecnologia melhor se encaixa à realidade daquela propriedade”, explica uma das integrantes do projeto, a professora Ana Karina Vieira da Silva.

Uma das propriedades atendidas é o sítio Paraíso, no município de Jaraguari (MS), cidade a 60 quilômetros de distância de Campo Grande. Há um ano, o casal José Alceu Cabral e Zuleide Rodrigues, deram início a produção de queijos (Queijos Dazú), já que o preço do leite pago ao produtor estava muito baixo. “Quero enfatizar aqui o profissionalismo dos alunos, professores e coordenador do projeto da UCDB e o respeito que eles têm com o produtor rural. Isso tem nos aberto o leque de vários problemas que a gente não tinha detectado dentro da propriedade”, ressalta o produtor rural José Alceu Cabral.

O projeto, que envolve ainda a parte nutricional, o bem-estar animal e a parte sanitária da propriedade, já indicou alguns pontos a seguir: melhorar a alimentação do gado; aumentar a produção de leite; automatizar o processo de produção de queijo e aumentar o leque de produtos. "A preocupação inicial é o aumento da produtividade e da rentabilidade", destaca o zootecnista, professor Rodrigo Gonçalves.

Na pequena propriedade, os produtores rurais criam oito cabeças de gado da raça Jersey e produzem queijo fresco e temperado. “A ideia é expandir o negócio produzindo também queijo meia cura e leite pasteurizado em saquinho”, explica a produtora rural, Zuleide Rodrigues.

O coordenador do projeto atua na elaboração de soluções de planejamento reprodutivo e sanitário. O trabalho também é composto pelo zootecnista, que atua assessorando em questões relacionadas à pecuária de precisão, tomada de decisão e no planejamento nutricional; pela professora do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Ana Karina Vieira da Silva, que atua com a gestão da equipe do projeto, realizando treinamento para uso das tecnologias, orientação e elaboração de artigos e pelo engenheiro de computação, Alexsandro Monteiro, que atua na realização das demonstrações, treinamentos e estudos tecnológicos sobre toda TI do projeto. Doze acadêmicos de diversos cursos também estão envolvidos com as ações do projeto.

Para mais informações os interessados devem entrar em contato pelo telefone (67) 99886-5382. 

MAIS NOTÍCIAS