NOTÍCIAS

Projeto on-line Programação e Robótica da UCDB está com inscrições abertas

12 de Março de 2021 12:19

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio do projeto de extensão Programação e Robótica, está com inscrições abertas para a turma on-line 2021, com 200 vagas destinadas gratuitamente para alunos regularmente matriculados a partir do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas ou privadas em qualquer lugar do Brasil. As aulas, que acontecerão de forma remota, terão início na segunda semana de abril.

“Neste ano vamos ter as aulas com intérprete de libras, com apoio pedagógico e adaptações para a inclusão. Semelhante as atividades de 2020, vamos oferecer gratuitamente aulas ao vivo e gravadas de ensino de programação e robótica, com material didático elaborado por professores e acadêmicos da Instituição. O trabalho será focado em tópicos como raciocínio lógico, lógica de programação, linguagem de programação e conceitos de robótica de forma divertida, os quais podem ser aplicados nas disciplinas básicas do ensino fundamental e médio”, explica a coordenadora do projeto, professora Ana Karina Vieira da Silva. 

No ano passado, por conta do novo coronavírus, o projeto que já é oferecido há 11 anos presencialmente, adotou o ensino remoto e abriu a possibilidade de atender estudantes de todo o Brasil. A experiência reuniu mais de 200 participantes de seis estados (Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Goiás, Rio de Janeiro e Sergipe) e vai continuar neste ano.   

O projeto é executado por meio de uma equipe com professores e acadêmicos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Pedagogia, Letras e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS).

A prática do programa será feita por meio de ferramentas e simuladores disponibilizados através da Google classroom, na qual vai ocorrer o envio e recebimento de atividades, Google Meet (encontros on-line ao vivo) e Youtube (aulas gravadas). “Todas as ferramentas, vamos ensinar a instalar e utilizar”, conclui.

As aulas começam no dia 14 de abril, das 14h às 15h (horário de Brasília), sempre com encontros transmitidos ao vivo às quartas-feiras, mas que ficarão gravados e disponíveis para aqueles que não conseguirem acessar no horário. O curso termina em 23 de junho. 

Ao final do curso, os que concluírem as atividades do projeto vão receber declaração digital de participação com desempenho avaliado. Eles ficam aptos a participar das olimpíadas brasileiras, mas na última semana o programa promove uma maratona interna de programação e robótica. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mailanakarinavs@ucdb.br ou ainda pelo @tadsucdb.

MAIS NOTÍCIAS