NOTÍCIAS

Projeto Vivência em Ciências Agrárias oferece cursos gratuitos para acadêmicos e comunidade

20 de Março de 2017 07:00

A cada 15 dias, o projeto de extensão Vivências em Ciências Agrárias da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) oferece aos acadêmicos da área e, também à comunidade, cursos gratuitos. Cada capacitação aborda um tema diferente e será ministrada na Fazenda Escola da UCDB, com duração de três horas. Será fornecido certificado para quem participar da oficina.

Primeiro curso sobre Construção de tanques escavados foi realizado na sexta-feira (17) pela professora Dra. Milena Wolf.  Os participantes puderam aprender como construir um tanque e os requisitos necessários tanto de qualidade de água, quanto de solo, para a piscicultura. “Como a construção não é algo que aprofundamos na disciplina de piscicultura dada nos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária, fizemos a capacitação para passar mais informações sobre o assunto e complementar o conteúdo visto em sala de aula”, esclareceu Milena.

Matheus Henrique Camargo Melen, acadêmico do 3ª semestre de Medicina Veterinária foi um dos 15 alunos que participou da capacitação. Para ele, o curso atendeu as expectativas : “A construção de tanques para os peixes é algo que precisa ser pensado para evitar problemas futuros, e na oficina podemos aprender as formas corretas de executar projetos assim”.

Até o mês de junho deste ano, vão ser realizadas outras sete oficinas, todas elas ministradas por professores que compõe o projeto Vivências em Ciências Agrárias. No dia 31 deste mês o curso será de Amostragem de Solo; no dia 20 de abril sobre Determinação de Pureza de sementes forrageiras; no dia 28 de abril a oficina será a respeito de Cercas elétricas rurais; no dia 5 de maio sobre Manutenção de pulverizadores; no dia 19 de maio abordará o tema Tempo de prateleira de ovos comerciais; no dia 2 de junho o curso será sobre Segurança no uso de produtos fitossanitários; e, para encerrar o semestre, no dia 16 de junho será ministrada a oficina a respeito da Coleta de fezes e análise de parasitas em ovinos.

Inscrições

Para participar dos cursos é preciso se inscrever com antecedência, até a véspera da data prevista para a realização da oficina. O aluno deve preencher um formulário disponível nas coordenações dos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia e, também, com líderes de turma e encaminhar o documento para o seguinte e-mail: projetovivenciaucdb@gmail.com.

Cada curso vai ter de 15 a 20 vagas disponíveis, por serem limitadas, a coordenação do projeto de extensão pede para que o aluno cheque se realmente tem disponibilidade e interesse antes de fazer a inscrição. Caso se inscreva e desista de participar, o acadêmico deve encaminhar um e-mail para o mesmo endereço eletrônico justificando a desistência para que a vaga possa ser redirecionada.

 

MAIS NOTÍCIAS