NOTÍCIAS

Projetos de extensão da UCDB promovem ação de educação sanitária e ambiental para a comunidade

15 de Abril de 2019 09:00

Neste sábado (13), acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) que integram os projetos “Tecnologia Sociais em Recursos Hídricos e Saneamento” (Techsan) e “Saúde Pública em Ação e Extensão” realizaram uma ação sobre educação sanitária e ambiental no Projeto Nova — programa voltado para promover qualidade de vida, por meio do atendimento psicossocial, a pessoas sobreviventes do abuso e exploração sexual.

Na data, 28 famílias participaram de uma palestra sobre “Resíduos sólidos e saúde ambiental”. Além disso, as crianças puderam se divertir com brincadeiras lúdicas e aprenderam a confeccionar brinquedos a partir de materiais recicláveis. Já os adultos e jovens participaram de exercícios e oficinas também com temas voltados para ações sustentáveis e prevenção de doenças.

De acordo com a coordenadora do projeto “Saúde Pública em Ação e Extensão”, Magyda Arabia Araji Dahroung Moussa, o intuito da ação foi trabalhar a temática do meio ambiente com públicos de diferentes faixas etárias. “Focamos na saúde ambiental visando a prevenção de doenças que atingem o homem e o animal. Durante as palestras, por exemplo, frisamos a importância de manter um meio ambiente saudável para evitar a proliferação de doenças, ou seja, as famílias precisam adotar cuidados em casa para a prevenção da dengue, leishmaniose e parasitoses. É de suma importância ressaltar questões ambientais na ocorrência dessas doenças”, pontuou a docente.

Segundo a professora Ana Paula Silva Teles, integrante do projeto Techsan, além de informar a comunidade, a atividade também veio para proporcionar uma formação completa aos futuros profissionais. “Essa ação é a oportunidade que encontramos para que os acadêmicos possam se deparar com a prática. É importante que eles adquiram conhecimentos a partir das trocas de experiências e vivências com a população, pois isso contribuiu muito para a formação integral dos alunos”, relatou a docente.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

MAIS NOTÍCIAS