NOTÍCIAS

Quatro opções de especialização na área da docência são oferecidas pela UCDB em 2019

28 de Dezembro de 2018 09:00

Em 2019, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) promove quatro especializações voltadas para professores que pretendem aprimorar os conhecimentos que possuem na área da docência. Com os temas “Educação infantil; saberes e fazeres na prática”, “Alfabetização e letramento”, “Coordenador pedagógico” e “Docência nos anos iniciais do ensino fundamental”, os cursos já estão com inscrições abertas. Interessados devem fazer o cadastro online, basta clicar aqui.

Todas as especializações são coordenadas pela professora Dra. Ana Paula Gaspar Melim e, para cada uma, são 30 vagas disponíveis. Ao todo, as pós-graduações são compostas por 360 horas/aula, e o conteúdo será ministrado quinzenalmente, nas sextas-feiras, das 19h às 22h20, e, aos sábados, das 7h às 13h20, na UCDB Centro — Rua Barão do Rio Branco, número 1811. (Veja abaixo mais detalhes sobre os cursos)

Docência nos anos iniciais do ensino fundamental

Profissionais graduados em Pedagogia ou em outros cursos superiores na área de educação são o público alvo desta especialização. Em 360 horas/aula, a pós-graduação visa a fornecer ao participante subsídios tanto teóricos quanto empíricos para o desenvolvimento da prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental. Para obter mais informações sobre a especialização, clique aqui.

Educação infantil: saberes e fazeres na prática

Ao fornecer conceitos teóricos e metodológicos, a especialização pretende fazer com que o participante reflita a respeito da educação na primeira infância e aperfeiçoe a própria atuação enquanto docente. Entre as 12 disciplinas oferecidas estão: “Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil”; “Mídia, tecnologia e infância”; “Metodologia do ensino superior” e “Múltiplas linguagens na educação infantil”. Outros detalhes sobre o curso podem ser obtidos ao clicar aqui.

Alfabetização e Letramento

Com 12 disciplinas, a proposta da especialização é contribuir para a formação de profissionais da área da educação quando se fala em alfabetização e letramento. O curso aborda desde concepções até fundamentos históricos e linguísticos, propõe o desenvolvimento de projetos de leitura e escrita e execução de técnicas de pesquisa. Para saber mais sobre a especialização, clique aqui.

Coordenador Pedagógico

Este curso de pós-graduação pretende formar o docente para atuar no âmbito da coordenação pedagógica, de forma que o profissional esteja atento as transformações do mundo contemporâneo e possa contribuir para o aprimoramento das instituições educativas. Ao todo são 12 disciplinas que envolvem tanto a atuação do coordenador no âmbito administrativo quanto educacional, além de trazerem novas metodologias e formas de execução de projetos. Outras informações referentes a essa especialização podem ser adquiridas aqui.

 

MAIS NOTÍCIAS