NOTÍCIAS

Reunião do Crie-MS debate biossegurança e volta às aulas

07 de Dezembro de 2020 17:00

 

A última reunião do ano do Conselho de Reitores de Mato Grosso do Sul (Crie-MS) aconteceu na tarde de hoje (7), de forma on-line. A Universidade Católica Dom Bosco foi representada pelo Reitor, Pe. José Marinoni, e pelos Pró-Reitores de Graduação e Extensão, Rúbia Renata Marques, e de Pesquisa e Pós-graduação, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho. Na pauta da reunião, a questão da biossegurança nos campi e o retorno às aulas em 2021.

“É importante sabermos como as universidades estão se preparando com relação à biossegurança e a volta às aulas. 2020 está chegando ao fim, mas é um ano que não tem fim; apesar dos esforços, não vamos encerrar as atividades neste ano e estão previstas algumas práticas e estágios em 2021”, destacou o presidente do Crie e Reitor da Uniderp, Taner Douglas Alves Bitencourt.

Cada reitor e pró-reitor falou sobre as ações executadas e planejadas em suas instituições. “Se parar foi difícil, retornar é um desafio maior ainda. Em agosto, retomamos com os estágios e, em setembro, com aulas práticas. O semestre na UCDB se encerra no dia 18 de dezembro com quase a totalidade das aulas ministradas. Temos um plano de biossegurança que foi construído no primeiro semestre, ao qual chamamos de Anjo da Guarda, que foi revisado no último mês e vem sendo revisto constantemente, pois no início da pandemia não havia tantas informações. Nossas aulas estão previstas para começar dia 18 de fevereiro e desenhamos nossa estratégia para o retorno presencial; caso não seja possível, continuaremos a utilizar os laboratórios virtuais e todas as ferramentas tecnológicas já utilizadas em 2020, com estágios e aulas práticas acontecendo presencialmente, assim como estamos terminando 2020”, detalhou professora Rúbia.

Participaram da reunião, ainda, o Reitor da UFMS, Marcelo Turine, a Reitora do IFMS, Elaine Cassiano, a Pró-Reitora de Graduação da UEMS, Maria José de Jesus Alves, e o assessor da UFDG, Franz Mendes.

O Crie-MS foi criado em 2017 e reúne os reitores das seis principais instituições de ensino do estado de Mato Grosso do Sul, sejam elas federais ou estaduais, públicas ou privadas. O principal intuito é fortalecer o ensino superior no Estado e trabalhar ações conjuntas em cinco eixos principais: ciência, tecnologia & inovação; excelência na educação básica e superior; internacionalização e mobilidade acadêmica; turismo e cultura; e comunicação científica.

MAIS NOTÍCIAS