NOTÍCIAS

Roda de Conversa aborda bicicleta como meio de transporte alternativo

24 de Maio de 2019 07:00

“Transporte alternativo” foi o tema abordado, nesta quinta-feira (23), pela terceira palestra promovida pelo projeto “Roda de Conversa” desenvolvido pela Área de Desenvolvimento Humano Institucional (DHI) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Com a proposta de gerar reflexão sobre a importância da aquisição de novos hábitos em prol da sustentabilidade, nesta edição, o bate-papo propôs o uso da bicicleta como um meio de transporte alternativo.

Para falar sobre o assunto foi convidado o professor Gabriel Ferraciolli, que adotou a opção de pedalar ao invés de dirigir. Ele percorre oito quilômetros de bicicleta para se deslocar da casa onde mora até a Universidade. Segundo o docente, a prática promoveu economia e, além de não prejudicar o meio ambiente, o ajuda a manter uma vida mais saudável e prática.

“Hoje em dia o fluxo de carros e motos é maior e isso acaba gerando um congestionamento e aumento de emissão de poluentes, então a bicicleta como um meio de transporte é um modo de contribuir com a natureza e de chegar aos locais com mais facilidade”, pontuou Gabriel.

Durante o bate-papo, ele também deu dicas para aqueles que se interessaram em adquirir o hábito. “Para começar a prática, temos que ver se a bicicleta é adaptada para cada indivíduo, ter os equipamentos certos, conhecer o trajeto que iremos percorrer e também se programar de acordo com os horários da nossa rotina do dia-a-dia”, complementou o docente.

Cronograma do Roda de Conversa

Com o tema “Consumo consciente”, no dia 27 de junho, o projeto traz o último debate que será realizado no bosque do campus Tamandaré. Na data, o assunto vai ser abordado pelo professor Leandro Tortosa em dois horários diferentes: das 13h30 às 14h30 e, em seguida, das 15h às 16h.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

MAIS NOTÍCIAS