NOTÍCIAS

Saúde Digital é tema de curso promovido pela Congregação Salesiana

03 de Fevereiro de 2023 11:01

 

Os Dicastérios de Pastoral Juvenil e de Comunicação Social da Congregação Salesiana promovem o curso “Saúde Digital — Como educar os jovens à autorregulação e ao uso responsável das tecnologias”, aberto a educadores, animadores e salesianos envolvidos em todos as casas e responsáveis provinciais pela comunicação social.

A formação está marcada para os dias 16, 20 e 24 de fevereiro, das 8h às 10h (MS), pela plataforma Zoom. “Para nós educadores salesianos, existe uma dimensão educativo-pastoral muito relevante nesta área, que inclui tanto a educação em relação a si e aos outros, quanto o efeito destas tecnologias de informação e comunicação como geradoras de conectividade entre os jovens”, destacam os organizadores. E mais: “A saúde digital afeta muitos aspectos da vida e das relações na escola, nos ambientes educativos, de lazer e familiares. Envolve o uso seguro, responsável e saudável da tecnologia”.

Os objetivos das sessões são formar os educadores para administrar as situações que geram mais conflitos em ambientes digitais; ajudar os educadores a prevenir o crescimento de dependências informáticas, estresse digital e falta de privacidade; oferecer aos educadores os conhecimentos necessários para identificar cada um dos problemas; e oferecer aos professores técnicas práticas e diretrizes para enfrentar cada situação.

O facilitador será Guillermo Cánovas, diretor do Observatório para a promoção do uso saudável das tecnologias (EducaLIKE), diretor do programa Safer Internet do Centro para a infância da Comissão Europeia na Espanha (2002-2014).

O encontro on-line será em espanhol com tradução simultânea em italiano e inglês. Inscrições: https://forms.gle/aA6SSRmds7z1cdgc6 até 6 de fevereiro.

MAIS NOTÍCIAS