NOTÍCIAS

Semana da enfermagem da UCDB terá simulação de resgate de acidente automobilístico

01 de Junho de 2023 07:29

O curso de Enfermagem da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em parceria com a Liga de Urgência, Emergência e Trauma (Laete), realiza de 5 a 7 de junho a XI Semana da Enfermagem, com diversas palestras, oficianas e demonstrações da importância da profissão. O evento será realizado no período matutino e noturno, no auditório da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro, no campus da Tamandaré.

“A importância desse evento é mostrar aos acadêmicos de toda a universidade a necessidade  do suporte básico e avançado de vida em suas várias nuances de atuação, bem como trazer a vivência realística de cenas, trazendo o acadêmico mais próximo do cenário prático das ocorrências”, destaca a professora Úrsulla Vilella Andrade. 

Na abertura do evento, no dia 5, às 8 horas, terá a boas-vindas com a Associação Brasileira de Enfermagem, seguida da palestra sobre Afogamento e trajetória, com Valdir Buremann. Às 9h45 Raphael Fior ministra a palestra Queimaduras, trauma torácico e neurológico.

No dia 6, a partir das 8 horas, por meio da Liga de Urgência, Emergência e Trauma (Laete), em parceria com a CCR MS Vias, empresa que administra em Mato Grosso do Sul a BR-163, será realizada a palestra sobre resgate veicular com Gleice Andrade e no horário de intervalo das aulas do período matutino (9 horas), a simulação do resgate de uma vítima de acidente de trânsito. Logo depois, 9h45, ocorre a palestra Parada Cardiorrespiratória com Damásio Gregório e Roberta Salles.

“Eles vão demonstrar como efetuar a segurança do local para não ocorrer outros acidentes, como é a atuação da equipe no resgate e mostrar a importância da Enfermagem e como que atua no atendimento pré-hospitalar”, destaca o acadêmico Lucas Machado, integrante da Laete.

No período da tarde, a partir das 13 horas, terá a estação teórica - reanimação cardiopulmonar e engasgo, em seguida haverá a parte prática. E às 16 horas está programada a simulação prática. A mesma programação desta data será realizada no dia 7 no período noturno, a partir das 19 horas.

 

MAIS NOTÍCIAS