NOTÍCIAS

Sequelas respiratórias causadas pela Covid-19 podem ser tratadas na UCDB

14 de Setembro de 2020 07:00

 

A doença que tem feito milhares de vítimas em todo o mundo, causando muitas mortes, deixa marcas também nos sobreviventes. Por atacar principalmente o sistema respiratório, é recorrente o relato de falta de ar, cansaço e dificuldade para respirar mesmo naqueles que já superaram a enfermidade. Para atender a esse público, a Clínica-Escola da Universidade Católica Dom Bosco passa a oferecer, a partir de terça-feira (15), o atendimento em fisioterapia respiratória e motora, gratuitamente, para vítimas da Covid-19. 

“Não há dados específicos sobre as sequelas da doença na população. Porém, tem sido comum a procura por especialistas e terapias que ajudem a restabelecer as funções pulmonares e combater essas disfunções motoras e respiratórias. A fisioterapia que estamos propondo trata essas alterações do sistema músculo esquelético e respiratório”, esclareceu o professor Aldo Miranda.

Sob a supervisão do docente Aldo e da coordenadora de Fisioterapia da UCDB, Karla de Toledo Cândido Muller, acadêmicos do 10º semestre da graduação farão os atendimentos na Clínica-Escola da universidade. “Estamos abrindo agendamento e retomando um atendimento que já fazíamos antes da pandemia, mas para pacientes com enfermidades diversas. Agora, retomando o atendimento, vamos atender exclusivamente pessoas que ficaram hospitalizadas ou não por causa da Covid-19, mas que precisam de fisioterapia tanto relacionado às questões cardiorrespiratória como em relação a outros comprometimentos, como fraqueza muscular e dificuldade de realizar alguma atividade de vida diária”, detalhou Karla.

O atendimento é gratuito e os agendamentos poderão ser feitos pelo telefone (67) 3312-3638.

 

MAIS NOTÍCIAS