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Tese em Psicologia analisa relação entre vínculos afetivos infantis e a pré-escola em tempo integral

26 de Fevereiro de 2019 08:00

“Os vínculos afetivos infantis e a pré-escola de tempo integral” foi tema da tese defendida, na tarde desta segunda-feira (25), por Camila Bellini Colussi Macedo doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Com o objetivo de analisar os vínculos afetivos estabelecidos pelas crianças que fazem a pré-escola em tempo integral, a mestranda teve como objeto de estudo um Centro de Educação Infantil (Ceinf), localizado em um município no interior de Mato Grosso do Sul, há 400km de distância de Campo Grande, com 42 mil habitantes. No local, foram feitas entrevistas com as crianças, com os responsáveis e também com as pessoas que integram o ambiente institucional.

De acordo com Camila, foi possível identificar uma fragilidade nos vínculos estabelecidos pelas crianças tanto com os membros da família, como com os professores responsáveis e colegas de sala. “Diante deste cenário, é preciso um maior investimento no setor da educação. Percebi a necessidade de profissionais mais preparados e também de um número maior de recursos disponíveis para dar mais suporte às crianças. Além disso, condições de trabalho flexíveis para os pais e mães que possuem filhos pequenos facilitaria na criação do vínculo e o favorecimento da infância”, concluiu a doutoranda.

A pesquisa foi desenvolvida sob orientação da Dra. Sônia Grubits e, junto com ela, participaram da banca avaliadora a professora da Católica Dra. Luziane de Fátima Kirchner; a docente da Universidade de São Paulo (USP) Dra. Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo; a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dra. Kátia Regina Bazzano da Silva Rosi e a docente do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) Dra. Angela Elizabeth Lapa Coêlho.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

 

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