NOTÍCIAS

Tese identifica potencialidades de microempreendedores individuais de Três Lagoas

14 de Dezembro de 2020 12:12

O Programa de Pós-Graduação mestrado e doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou nesta segunda-feira (14), por videoconferência, a banca de defesa de tese da doutoranda Raquel Prediger Anjos com o tema “Microempreendedores individuais: uma abordagem complexa de empreendedorismo no ambiente socioeconômico de Três Lagoas (MS)”, sob a orientação da professora Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat.

A categoria de microempreendedor individual foi criada como uma política pública brasileira voltada à desburocratização e combate à informalidade, no entanto, o grande desafio está em garantir o desenvolvimento. “A pesquisa teve como objetivo identificar e refletir, as potencialidades e dificuldades enfrentadas pelos MEIs do meio socioeconômico de Três Lagoas-MS. A pesquisa revelou que os MEIs de Três Lagoas, diferente da média nacional, abriram buscando colocar em prática conhecimentos já adquiridos ou ter maior autonomia”, explica a doutoranda. 

Ela ressalta que as políticas públicas vigentes ainda estão concentradas no apoio à formalização dos MEIs. “Os recursos que se mostraram relevantes ao desenvolvimento: o local de selecionado para o negócio; identificação de oportunidades de negócio; cursos de capacitação relacionados com atividade e gestão da empresa; inovar em produtos ou serviços diferenciados no mercado; controle sobre o negócio; ter apoio de um Contador; entre outros”, conclui.

Além da orientadora, a banca foi composta pelos professores Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira (UCDB), Dr. Pedro Pereira Borges (UCDB), Dra. Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo (UFMS) e Dr. Mateus Boldrine Abrita (UEMS).

MAIS NOTÍCIAS