NOTÍCIAS

UCDB e WWF formalizam parceria para desenvolvimento de ações de sustentabilidade

21 de Novembro de 2018 11:00

 

Parceria entre a Universidade Católica Dom Bosco e a organização não-governamental WWF Brasil possibilitará ações de intercâmbio de conhecimentos, análises espaciais e produção cartográfica, promoção de capacitações, desenvolvimento de trabalhos técnicos e científicos, publicações e eventos voltados à conservação da natureza. O convênio foi possibilitado pela Agência de Inovação e Empreendedorismo da Católica (S-Inova).

Uma dessas ações foi a doação de 50 licenças, pelo período de cinco anos, do software ArcGis — um dos programas de geoprocessamento mais modernos e mais utilizados em todo o mundo. A entrega foi oficializada em cerimônia realizada no Laboratório de Geoprocessamento da UCDB, no bloco M, com a presença do Reitor, Pe. Ricardo Carlos, de representantes da WWF Brasil, professores e acadêmicos.

“Há 20 anos fazemos o levantamento de informações e construção de uma base de dados sobre o Pantanal. Em 2017, convidamos a UCDB para realizar esse trabalho conosco, para que o trabalho também servisse como capacitação dos acadêmicos. Hoje vejo que essa decisão foi acertada”, avaliou o coordenador do Programa Cerrado-Pantanal, da WWF, Júlio César Sampaio.

O Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos destacou a parceria como uma maneira de colocar em prática as ações visando a sustentabilidade do planeta. “A bandeira da sustentabilidade é muito importante. Porém, muitas vezes, ela é usada politicamente ou com outras finalidades. A nossa é a da educação — devemos educar as novas gerações para que todos coloquem em prática ações simples, mas concretas”.

De acordo com o professor Fábio Martins Ayres, participarão das ações e estudos acadêmicos de cursos de graduação (Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Civil, Agronomia, Biologia e Arquitetura) e pós-graduação stricto sensu (Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária e Desenvolvimento Local). “Além de preparar o acadêmico para utilizar um programa moderno, muitos trabalhos científicos poderão resultar dessas análises obtidas com o software”, afirmou. Nas últimas duas semanas, um curso de capacitação foi realizado na UCDB com a participação de técnicos de órgãos municipais e estaduais (Imasul, Agesul, Planurb, Câmara de Vereadores, PMA, Sedesc, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar).

 

 

MAIS NOTÍCIAS