NOTÍCIAS

UCDB está no top 10 de universidades inovadoras da América Latina

08 de Abril de 2022 10:55

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) está no top 10 de universidades inovadoras da América Latina, conforme aponta o indicador internacional SCimago Institutions Rankings 2022. A instituição aparece na nona posição, juntamente com gigantes da educação brasileira, como a Universidade de São Paulo-USP (1º lugar), Universidade Estadual de Campinas-Unicamp (5º) e Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (7º), além de universidades da Argentina, Cuba e Chile. O indicador inovação é calculado com base no número de pedidos de patentes da instituição e nas citações que sua produção de pesquisa recebe de patentes. 

Se levarmos em conta apenas as universidades brasileiras, o resultado da inovação da Católica é ainda mais expressivo, listando em 6º lugar, ficando atrás apenas da USP (1º), Universidade Guarulhos (2º), Universidade Feevale (3º), Unicamp (4º) e UFMG (5º). “Esse resultado reforça todo o trabalho e dedicação empregado na educação superior salesiana desde a graduação, a extensão, a pastoral e a pesquisa. É importante frisar que esses índices divulgados levam em conta o tamanho de cada instituição científica e o número de pesquisadores para assim avaliar cada item. Então, isso significa que a UCDB tem conseguido crescer mesmo tendo percentuais menores de financiamentos públicos que outras instituições nacionalmente reconhecidas no País", destaca o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho.

Analisando o cenário das instituições de ensino superior da América Latina, o SCimago Institutions coloca a Católica em 101º no ranking ‘pesquisa’, levando em conta o volume, impacto e qualidade da produção de pesquisa da instituição. Já no ranking social lista em 50º, atribuídos ao número de páginas do site da instituição e o número de backlinks e menções nas redes sociais. Somente no Brasil são mais de 2.600 instituições de ensino superior.

Além da excelência dos pesquisadores valorizados na Instituição, a atuação da Agência de Inovação e Empreendedorismo (S-Inova), que está presente na Católica há sete anos, tem um papel fundamental nesse resultado, pois viabiliza a patente de produtos tangíveis e intangíveis. "Nosso papel é de sensibilização, orientação e até mesmo convencimento, uma vez que a pesquisa básica e aplicada em nossa instituição já é muito bem reconhecida. O apoio processual visa sempre indicar o melhor aproveitamento do trabalho científico desenvolvido que, na nossa visão, pode ser tornar um novo produto, processo ou serviço. Essa relação está se mostrando efetiva, com os reconhecimentos e destaques obtidos pela nossa Universidade", pontua o coordenador administrativo da S-Inova UCDB, Vinícius Lugo Samudio.

MAIS NOTÍCIAS