NOTÍCIAS

UCDB integra Escola Doutoral em Desenvolvimento Territorial Sustentável

21 de Março de 2023 07:22

 

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) é uma das 30 instituições que discutem a implantação da Escola Doutoral da Cátedra Araucária em Desenvolvimento Territorial Sustentável do Eixo Capricórnio. Representada pela professora Dra. Cleonice Alexandre le Bourlegat, a Católica esteve presente no evento realizado na Argentina, no início deste mês, mas as discussões já acontecem desde o ano passado.

A iniciativa de formação da cátedra é da Fundação Araucária e do Institute Mines Télécom d’Alés (IMT). Além de instituições brasileiras, o grupo já conta com integrantes da Argentina, Paraguai, Chile, Moçambique e Austrália. A criação da Cátedra teve por finalidade estender as ações de desenvolvimento territorial sustentável que podem ser deflagradas com o corredor Bioceânico nas regiões dos países no Eixo de Capricórnio da América Latina em direção a países da África e Oceania.

A Escola Doutoral da Cátedra Araucária em Desenvolvimento Territorial Sustentável, neste caso, constitui uma ação de cooperação entre universidades com o objetivo de fortalecer a formação de pós-graduandos em nível de doutorado por meio do ensino, pesquisa e extensão, sobre as temáticas de DTS envolvendo os países situados no eixo do Trópico de Capricórnio.

Para este fim, as universidades que já integram o Grupo de Trabalho vêm se reunindo para propor o modelo de Escola Doutoral em um processo integrado, no momento levando em conta, seis eixos: social, econômico, ambiental, político governamental, de logística e infraestrutura e de desenvolvimento, inovação e integração.

A UCDB passou a se inserir no grupo de trabalho durante o III e IV Encontros, ocorridos em Campo Grande e em Posadas (Argentina). Neste último encontro, além da pauta de trabalho do grupo, a Universidad Gaston Dachary promoveu o “Seminário de Internacionalização Universitária e Reconhecimento Acadêmico” (presencial e on-line), com participação de Bruno Castro Benito, de Bruxelas, Fernando Daniels, de Montreal, Xavier Martínez Cobas, da Espanha/Portugal, Hugo Martinez, da Argentina e Paulo Falcón Cierre.

 

MAIS NOTÍCIAS